Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Ao amigo que não me salvou a vida



literatura francesa, romance, autoficção, ensaio, homossexualidade, aids, hiv, relacionamento, diário, vida e morte, Hervé Guibert.


Sinopse

Reler Ao amigo que não me salvou a vida trinta anos depois é como voltar a um mundo ao mesmo tempo ultrapassado e perdido, com um sentimento contraditório de alívio e nostalgia. Com esse mundo desapareceu a ameaça da morte inexorável pela aids, assombrando as relações sexuais e amorosas, mas também um projeto literário para o qual a autoficção era um dispositivo de consagração mais da dúvida do que do eu, no qual a morte ocupava um papel central e reflexivo.
As bases desse projeto estavam enunciadas desde La Mort propagande, romance de estreia de Hervé Guibert, publicado quando ele tinha 21 anos: “[A morte] será minha única sócia, serei seu intérprete”. A aids foi o ato final — e inesperado — em que o autor, encarnando a morte, terminou por convertê-la em obra, afirmação vital.
Embora centrado no autor, Ao amigo que não me salvou a vida é composto de quem o cerca, da magia das relações amorosas e afetivas, dos amigos (como Michel Foucault e Isabelle Adjani) cuja identidade aparece mais ou menos velada sob iniciais e pseudônimos.
O livro narra a descoberta da aids no corpo do autor, quando a doença ainda era uma sentença de morte. A enfermidade não permite ao autor reduzir o relato à afirmação de si, a um conto de superação. A experiência literária é antes “enunciação do indizível”. Quando se olha no espelho, o autor vê o “olhar do cadáver vivo”. A obra é o exorcismo da sua impotência. [Bernardo Carvalho]

Metadado adicionado por Todavia Livros em 15/03/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 15/03/2023
Última alteração: 01/04/2025
Última alteração de preço: 01/04/2025

Autores e Biografia

Guibert, Hervé (Autor) , Simões, Julia da Rosa (Tradutor) , Cadinot, Violaine (Capista)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.