Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

A teoria da bolsa de ficção 



cultura, ensaios, Ficção, Herói, História da Humanidade


Sinopse

A teoria da bolsa de ficção é um breve e poderoso ensaio de Ursula K. Le Guin (1929-2018), escritora norte-americana que se notabilizou por seus romances de ficção científica e especulativa. Neste texto de grande influência nos estudos literários e sociais, Le Guin põe em revista a História da humanidade e certa forma predominante de contar histórias.

Ao destronar a figura do Herói do seu pedestal na cultura ocidental, com suas narrativas de triunfo, dominação e morte, a autora propõe a possibilidade de contarmos uma “outra história, a história não contada, a história da vida”. Uma história que se parece menos com os relatos de caçadores de mamutes – e mais com as bolsas usadas pelos primeiros seres humanos para coletar, armazenar e partilhar alimentos.

“Já ouvimos essa história, todos nós já ouvimos tudo sobre tacapes e lanças e espadas, as coisas de golpear, cutucar, bater, as coisas longas e duras, mas não ouvimos nada ainda sobre as coisas de colocar coisas dentro, os contêineres para as coisas contidas. Trata-se de uma nova história. Eis uma novidade.”

“Eu diria que a forma natural, apropriada, adequada do romance talvez seja a de um saco, uma bolsa. Um livro guarda palavras. Palavras guardam coisas. Elas carregam significados. O romance é uma bandoleira ritual, que carrega elementos que possuem uma relação particular e poderosa entre eles mesmos, assim como conosco.”

Traduzido por Isabel Diegues, o livro inclui, ainda, um texto da filósofa Donna Haraway e outro da escritora Carola Saavedra, além de ilustrações de Cecilia Stockler Carvalhosa.

Metadado adicionado por Editora Cobogó em 04/12/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/12/2025
Última alteração: 09/12/2025

Autores e Biografia

Guin, Ursula K. Le (Autor) - Ursula K. Le Guin (1929–2018) publicou 23 romances, 12 volumes de contos, 11 de poesia, 13 infantis, cinco coleções de ensaios, além de traduções. Consagrada escritora de ficção especulativa e ficção científica, a amplitude e a imaginação de seu trabalho lhe renderam seis Prêmios Nebula, sete Prêmios Hugo e o título de Grande Mestre da SFWA [Associação de Autores de Ficção Científica e Fantasia], além do Prêmio PEN/Malamud, dentre outros. Em 2014, recebeu a Medalha da National Book Foundation por Contribuição Distinta às Letras Americanas e, em 2016, entrou para a lista seleta de autores publicados em vida pela Library of America.; Diegues, Isabel (Tradutor) , Carvalhosa, Cecilia Stockler (Capista) , Haraway, Donna (Colaborador) , Saavedra, Carola (Colaborador)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.