Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

2 ou 3 coisas que eu sei delas



memória, teatro, Mulheres


Sinopse

“Você tem uma vida tão bonita, bota em cena.” Seguindo os conselhos de ninguém menos que Fernanda Montenegro, Flávio Marinho escreve 2 ou 3 coisas que eu sei delas, uma dramaturgia, agora publicada em livro, que conta a história da sua formação.
Foi ela, a arte, a responsável por sua educação sentimental. Através de um texto saboroso, percorremos tempos e lugares de um universo cultural e afetivo que moldou a ele e a muitos de nós. Das telas do cinema, com Julie Andrews e Sarita Montiel, à televisão, assistindo Fernanda Montenegro em Grande Teatro Tupi, mas, sobretudo, nos palcos, onde Flávio viu performar grandes damas do ofício, como Bibi Ferreira e Marília Pera.
Acompanhado em cena pelas amigas e fiéis escudeiras Soraya Ravenle e Liliane Secco, Flávio Marinho encena sua jornada do herói nesta comédia musical: do pequeno menino cinéfilo ao aficionado pelo teatro, aos anos nas redações da imprensa, até se tornar autor, diretor e por fim, por que não?, ator.

Trecho

“Tinha dez anos e fui com a minha mãe e a minha tia no cinema Palácio, hoje o lindo Teatro Riachuelo. Fiquei doido pelo filme e, como toda criança obsessiva, eu queria ver a Noviça [Rebelde] toda semana. É claro que ninguém lá em casa estava disposto a ficar me levando. Foi então que meu pai, que era coronel, resolveu ensinar ao cadete — eu! — a me virar sozinho. Então, eu pegava o 119 e, quando avistava o Monumento Aos Pracinhas, eu puxava a cordinha, descia do ônibus, atravessava a rua e ia parar no Palácio. [pausa] Eu acho que, de uma certa forma, eu ainda estou lá, naquela poltrona, protegido pelo escurinho do cinema e embalado pela voz da Julie Andrews...”

Metadado adicionado por Editora Cobogó em 18/09/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/09/2025
Última alteração: 17/11/2025

Autores e Biografia

Marinho, Flávio (Autor) - Flávio Marinho é escritor, dramaturgo, tradutor e diretor com mais de noventa espetáculos no currículo — entre peças, musicais e shows. É autor de peças como Não me entrego, não! — publicada pela Cobogó em 2025 e pela qual recebeu o troféu de Melhor Autor no prêmio FITA de teatro em 2024—, Judy: O arco-íris é aqui — pela qual recebeu prêmios como o APTR de Melhor Autor e o É Sobre Musicais de Melhor Texto e Melhor Espetáculo —, Cauby! Cauby! Uma lembrança! entre outras. Tem inúmeros livros publicados, dentre eles Quem tem medo de besteirol (2004), Oscarito: O riso e o siso (2007) — indicado ao Jabuti —, Teatro é o melhor programa (2016), e Flávio Marinho em letra de imprensa (2024), entre outros. Dirigiu shows de artistas como Olívia e Francis Hime, Zé Renato, Tânia Alves, Boca Livre, Selma Reis, Cauby Peixoto e Ângela Maria. Foi redator e colaborador em programas de TV como Escolinha do Professor Raimundo e Pé na cova. Durante 14 anos, atuou como jornalista e crítico teatral em veículos de imprensa como O Globo, Última Hora e Tribuna da Imprensa, como crítico de cinema no Jornal do Brasil, e como repórter especializado para Vogue, Elle e Ele&Ela.; Gamba Júnior (Capista)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.