Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Lina por Aldo
Afinidades no pensamento dos arquitetos Lina Bo Bardi e Aldo van Eyck



arte, Arquitetura, Cartas


Sinopse

Lina Bo Bardi (1914-92) marcou em definitivo a arquitetura e a cultura do Brasil, com projetos como o MASP e o Sesc Pompeia, em São Paulo, e o Solar do Unhão, em Salvador, reunindo cultura, política e antropologia à arquitetura, tornando-os importantes eixos da vida social e urbana. A italiana naturalizada brasileira pesquisou por toda a vida a arquitetura vernacular e a inventividade do design popular na construção de objetos do cotidiano, incorporando-os a seus projetos arquitetônicos e a seus escritos. Da mesma geração, Aldo van Eyck (1918-99), conceituado arquiteto holandês, projetou o célebre Orfanato Municipal de Amsterdam, assim como centenas de playgrounds públicos para esta cidade. Pensador sobre o papel da arquitetura na cultura e nas sociedades, seu legado se caracteriza por criações humanistas, que promovem espaços de interação urbana.

Em 1969, em São Paulo, Aldo Van Eyck conheceu o Masp e participou de um almoço na Casa de Vidro de Lina Bo e Pietro M. Bardi. Mas apenas em 1994, ao ver a exposição póstuma “Lina Bo Bardi Arquiteto”, em Londres, Aldo foi tomado por um encantamento pelas ideias da arquiteta, passando a dedicar os últimos anos de sua vida a divulgar a obra de Lina, onde via ligações com suas próprias ideias.

Lina por Aldo apresenta fotografias inéditas tiradas por Van Eyck, em 1996, em viagem ao Brasil para visitar as obras de Bo Bardi, além de um texto escrito por ele sobre ela: “Um dom superlativo”. O livro explora as afinidades entre esses dois criadores extraordinários, cujas obras e o pensamento marcaram a arquitetura do século XX. A partir de cinco aspectos essenciais em suas trajetórias, a publicação traz dez ensaios que buscam refletir sobre as convergências e contrastes na obra dos dois: a produção intelectual como escritores e editores de revistas de arquitetura (Mara Sánchez Llorens e Hans Ibelings), o lúdico e o brincar (Ligia Nobre e Gabriela Burkhalter), o encontro com outras culturas (Agnese Codebò e Alejandro Campos Uribe), o envolvimento com a arte (Isabel Sanchez e Jorn Konijn), e os modos de pensar a arquitetura (Francesco Perrotta-Bosch e Marianna Charitonidou). Lina por Aldo pretende, a partir das pistas colhidas e aqui publicadas, dar a conhecer o pensamento de Lina Bo Bardi e Aldo Van Eyck, refletindo sobre o que haveria de mais revelador nesse encontro.

Metadado adicionado por Editora Cobogó em 18/12/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/12/2024
Última alteração: 18/12/2024

Autores e Biografia

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.