Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Luiz Zerbini: Sábados, domingos e feriados



Artes, Luiz Zerbini, Arte Brasileira


Sinopse

Luiz Zerbini: Sábados, domingos e feriados reúne pinturas feitas pelo artista ao longo da última década em viagens e momentos de lazer. Nessas obras feitas fora do ateliê, em pequenas telas que cabem nas malas de viagem, e sem retoques posteriores, lagoas, rios, vegetação, rochas e animais se apresentam recriando vestígios da transformação diária da natureza e da atividade humana.

O livro é organizado pelo crítico e professor de história da arte Tiago Mesquita, que assina um ensaio para a edição, no qual analisa as “pinturinhas” de Zerbini no contexto de sua obra e da tradição de pintura de paisagem. Para Mesquita, essas pinturas “leves, multicoloridas e graciosas” encontram “maneiras de pôr as coisas reunidas umas com as outras — abusar de seus contrastes e apostar no que resta. Têm algo de um desejo pacífico de convergência.”

Trecho
“Muitas dessas paisagens ganharam vida durante a pandemia de covid-19, um período sombrio que levou algumas pessoas que possuíam condições para tanto buscar espaços mais amplos e próximos à natureza para enfrentar o isolamento. Foi um modo de se preservar saúde e alegria num cenário macabro. Tal vitalidade está nas pinturinhas dessa e doutras épocas. Isso pode ser observado no desejo de Zerbini de reconstruir vistas integrais, com coerência cromática e luminosa, transformando-as em uma atividade meditativa na qual os elementos encontram pacientemente seus lugares. [...] A ordem que ele procurava nas vistas daquela época não era oposta à hecatombe, era um modo de viver que tinha como assombração essa morte que se avizinhava. Embora sejam vistas encantadoras, as pinturas não são nostálgicas nem idealizadas. De maneira sutil, sem tocar no assunto, parecem falar, em sua contemplação reflexiva, das condições históricas que a produziram.”

“São objetos reflexivos que ajudam a construir seu repertório de temas, imagens, sugestões compositivas e poéticas, nutrindo suas obras maiores, ou, como Agnaldo Farias habilmente chamou, um ‘baú repleto de coisas familiares’.”

Sobre o artista
Luiz Zerbini nasceu em São Paulo, em 1959, e iniciou a atividade artística nos anos 1970. Expoente da chamada Geração 80, Luiz Zerbini é conhecido por fazer pinturas em grande escala de colorido exuberante, em geral figurativas e com incursões no abstracionismo geométrico. Suas composições incluem a paisagem e as formas da natureza. Sua obra transita entre a pintura, a escultura, a instalação, a fotografia, a produção de textos e vídeos. É um dos integrantes do Grupo Chelpa Ferro, que trabalha desde 1995 com sons e imagens por meio da realização de objetos, instalações, performances, shows e CDs.

Sobre o autor
Tiago Mesquita é crítico de arte e professor de história da arte. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é professor na área de História, Teoria e Crítica de Arte do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo (CAP- ECA-USP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte e Crítica de arte atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, arte brasileira, contextos produtivos da imagem, arte moderna e pintura. Em 2019, foi curador do setor Masters, da SP-Arte. Já publicou em periódicos como Revista Quatro cinco um, Novos Estudos Cebrap, Revista Fevereiro, Folha de S. Paulo e O Público (Lisboa).

Metadado adicionado por Editora Cobogó em 11/12/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 11/12/2023
Última alteração: 29/02/2024
Última alteração de preço: 29/02/2024

Autores e Biografia

Mesquita, Tiago (Organizador) , Gráfico, Bloco (Projeto gráfico)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.