Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

República em notas



gestão pública, política pública, federal, estado, brasil, estado brasileiro, ciência política


Sinopse

República em notas, organizado por Vanessa Campagnac e Gabriella Lotta, reúne análises sobre os principais temas relacionados ao poder público brasileiro. A partir da coluna online do Instituto República.org, e com textos inéditos, os 25 autores abordam questões como democracia, diversidade, orçamento público, burocracia, gestão de pessoas e valorização dos servidores.

Apresentando múltiplas perspectivas sobre o campo de estudos e as experiências práticas de profissionais de diferentes áreas no país, o livro busca diversificar a reflexão e o debate sobre a gestão pública no Brasil. O resultado é uma ampla visão sobre os desafios a serem enfrentados, uma gama de diagnósticos bem fundamentados e propostas concretas para a melhoria do Estado e da democracia brasileiros.

Trechos
“Embora extremamente importante, o termo burocracia tem sido muito mal compreendido no debate público. Em geral, o conceito assume um tom pejorativo e de crítica, ao se associarem os problemas da gestão e das políticas públicas ao suposto ‘excesso de burocracia’. É neste sentido que as propostas de reformas ou de solução para a gestão parecem também tentar enfrentar o mal burocrático, assumindo discursos como “desburocratização” ou “diminuição da burocracia”, como se estas soluções fossem melhorar o funcionamento do Estado. Estes conceitos, no entanto, simplificam profundamente o verdadeiro debate, os conceitos e a importância da burocracia.” Gabriela Lotta

“A falta de representação gera estereótipos de gênero e raça, reforçando a subalternidade de mulheres e pessoas negras. A falta de representação das mulheres, especialmente das mulheres negras, nas imagens e nos discursos relacionados aos cargos de decisão do Poder Executivo federal, reforça a exclusão social e a naturalização das desigualdades causadas pelas diferenças de gênero e raça. A baixa representação desses grupos nos espaços de tomada de decisão indica uma perspectiva social limitada, direcionada para a manutenção dos privilégios do grupo dominante de homens.” Maria Aparecida Chagas Ferreira

Sobre as organizadoras
Vanessa Campagnac é graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestra em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) e doutora em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência em pesquisa social há quase vinte anos, com foco em gestão pública, participação social e políticas públicas setoriais, tendo atuado como pesquisadora por mais de dez anos no Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ). Faz parte da rede de lideranças femininas da Universidade de Columbia e atualmente é gerente de dados e comunicação da República.org. Desde 2022, atua como editora da coluna online República em notas.

Gabriela Lotta é professora de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV) e vice-presidente do conselho da Republica.org. Foi professora visitante em Oxford (Blavatnik School of Government), Aalborg (Dinamarca), na Universidad del Chile e na PUC Peru. É doutora em Ciência Política pela USP, mestre e graduada em Administração Pública pela FGV. Atua como coordenadora do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB) e docente da Escola Nacional de Administração Pública, ENAP. Além disso, é pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Em 2021, foi nomeada uma das cem acadêmicas mais influentes do mundo na área de governo pela organização Apolitical.

Metadado adicionado por Editora Cobogó em 18/10/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/10/2023
Última alteração: 29/02/2024
Última alteração de preço: 29/02/2024

Autores e Biografia

Lotta, Gabriella (Organizador) , Campagnac, Vanessa (Organizador)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.