Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Zicartola: Política e samba na casa de Cartola e dona Zica



redemocratização, atitude política, zicartola, samba, cultura, ze keti, nelson cavaquinho, ismael silva, cartola, dona Zica


Sinopse

Zicartola: Política e samba na casa de Cartola e D. Zica conta a história do lendário Zicartola, casa de samba pioneira de Cartola, grande sambista da Mangueira, e sua esposa, dona Zica, cozinheira e antiga pastora da verde e rosa. Em menos de dois anos funcionando em um sobrado da rua da Carioca, nº53, entre os anos de 1963 e 1965, o ambiente criado pelo casal influenciou importantes acontecimentos culturais da turbulenta década de 1960.

Ali, dona Zica comandava a cozinha e Cartola cuidava da programação musical. Foi no palco do lugar que ressurgiram velhos sambistas como Ismael Silva, Nelson Cavaquinho e Zé Kéti, e nasceu uma nova geração do samba, com nomes como o de Paulinho da Viola, por exemplo, que recebeu no Zicartola seus primeiros cachês. Com filas quilométricas que se estendiam até a Praça Tiradentes, a casa logo se tornou ponto de encontro, em tempos de agitação que antecederam o golpe de 1964.

Com deliciosas histórias do cotidiano e dos bastidores deste local épico, depoimentos de nomes como Dona Zica, Carlos Lyra, Elton Medeiros, Ferreira Gullar, Paulinho da Viola, Nelson Sargento, Zicartola: Política e samba na casa de Cartola e D. Zica traz ainda imagens dos convites da época, do cardápio da casa, fotos de arquivo, além de dados sobre a recepção do estabelecimento na imprensa da época, mostrando que o Zicartola já dava o que falar e apontava os motivos para entrar para a história.

Sobre o autor
Maurício Barros de Castro nasceu em 1973, em Niterói (RJ), e vive no Rio de Janeiro. É escritor, pesquisador e curador independente. Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), é professor do Instituto de Artes e dos programas de pós-graduação em Artes (PPGARTES) e História da Arte (PPGHA) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Foi professor visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley. Realizou a curadoria das exposições Carlos Vergara: Carnavais Revelados (Galeria Índica, 2016), Esqueleto: uma história do Rio (Galeria Aymoré, com Fred Coelho, 2019) e Pixinguinha: um maestro batuta (Museu de Arte do Rio, com Marcelo Campos e Julio Ludemir, 2022). É autor, entre outros livros, de Arte e cultura: Ensaios (org., 2019); Gilberto Gil: Refavela (2017); Carnaval-Ritual: Carlos Vergara e Cacique de Ramos (2021), livro indicado entre os dez finalistas do Prêmio Jabuti 2022, Categoria Não-ficção/Artes.

Metadado adicionado por Editora Cobogó em 18/09/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/09/2023
Última alteração: 29/02/2024
Última alteração de preço: 29/02/2024

Autores e Biografia

Castro, Maurício Barros de (Autor) , Trench, Daniel (Capista)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.