Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Marina Lima: Fullgás



Marina, fullgás, marina lima, livro do disco, música, coleção


Sinopse

Lançado em 1984, Fullgás materializa o espírito de seu tempo – um momento de transição democrática e ampliação das liberdades individuais na sociedade brasileira após vinte anos de ditadura militar. O país estava em ebulição, combustão e efervescência, alguns dos sentidos carregados pelo termo que nomeia o álbum e sua canção de abertura: full gas, remetendo a um tanque de combustível completamente abastecido, pronto para uma longa jornada.

No livro Marina Lima: Fullgás, (Editora Cobogó – coleção O Livro do Disco), o escritor e pesquisador Renato Gonçalves traz uma escuta atenta do LP que, numa combinação de rock, pop e MPB, vendeu mais de 250 mil cópias. Da leitura do “Manifesto Fullgás”, assinado por Marina e seu irmão, o poeta Antonio Cicero, à análise das faixas das músicas, o autor aborda as representações de gênero, os sentidos políticos e a linguagem pop presentes nas canções.


Trecho:

“Uma de suas primeiras camadas de sentido, o tom político – marcado não apenas nos versos que eternizaram a canção “Fullgás” (“você me abre seus braços/ e a gente faz um país”)
–, desenvolve-se em um manifesto assinado por Marina e seu irmão Antonio Cicero, que além de poeta e filósofo inicia com ela uma longeva carreira como letrista. À luz da percepção de se sentir estrangeira em solo brasileiro, sensação em grande parte induzida por sua vivência no exterior, a dupla desejou um país que, como sua música, não tivesse “paredes, nem teto, nem cerca, nem fronteira”, que corresse atrás do atraso em que se encontrava em relação ao mundo e tomasse “partido pelo presente e nele pelo mais full gas e mais fugaz”. Fundindo as esferas subjetivas e políticas, o posicionamento do manifesto se reflete nas canções, nas performances e nas imagens relacionadas à Marina.”

Metadado adicionado por Editora Cobogó em 23/08/2022

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 23/08/2022
Última alteração: 29/02/2024
Última alteração de preço: 29/02/2024

Autores e Biografia

Gonçalves, Renato (Autor)

Sumário

Sobre o autor
Renato Gonçalves é doutor em Ciências da Comunicação (ECA-USP) e mestre em Filosofia (IEB-USP). Atualmente, é professor na ESPM-SP e pós-doutorando no IEB-USP, sua pesquisa abarca os campos da comunicação, semiótica, psicanálise, filosofia e teoria crítica. É autor de Nós duas: As representações LGBT na canção brasileira (2016), livro premiado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAC).

Sobre a artista
Marina Lima é uma das cantoras, compositoras e instrumentistas que melhor imprimiu sua
autoria na música brasileira. Nascida no Rio de Janeiro, em 1955, e tendo vivido parte da
infância e da pré-adolescência nos Estados Unidos com os pais e o irmão mais velho, seu
parceiro musical, o poeta Antonio Cicero, Marina tem influências da MPB, da Bossa Nova e da música negra norte-americana, o que a fez elaborar uma linguagem pop própria desde a sua estreia, em 1979. Em mais de quarenta anos de carreira, coleciona diversos sucessos e 21 discos.

Sobre a coleção
A coleção O Livro do Disco foi lançada em 2014, pela Cobogó, para apresentar aos leitores reflexões musicais distintas sobre álbuns que foram, e são, essenciais na nossa formação cultural e, claro, afetiva. A cada título lançado, o leitor é convidado a mergulhar na história de discos que quebraram barreiras, abriram caminhos e definiram paradigmas. O Livro do Disco é para os fãs de música, mas é também para quem deseja um contato mais aprofundado, porém acessível, com o contexto e os personagens centrais de trabalhos que marcaram a história da música. Em tempos de audição fragmentada e acesso à música via plataformas de streaming, (re)encontrar esses discos em sua totalidade é uma forma de escutar o muito que eles têm a dizer sobre o nosso tempo.



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.