Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A nação
uma peça em seis episódios



Dramaturgia, holandesa, teatro, dramaturgia holandesa


Sinopse

Tudo começa com um mistério: no bairro multicultural de Schilderswijk, em Haia, uma criança desaparece sem deixar vestígios. Sanguessugas orbitam o drama familiar, vendo na tragédia uma oportunidade de autopromoção. A trama se desenrola em seis episódios inspirados em gêneros televisivos (drama policial, talk show e documentário), tal qual uma maratona de séries numa plataforma de streaming. Em cena, policiais, jihadistas, empresários, políticos e jornalistas lutam entre si, perdendo de vista o mais importante: a vida de uma criança.

Em A nação, vencedor do Taalunie Toneelschrijfprijs, importante prêmio holandês de dramaturgia, Eric de Vroedt apresenta um desfile heterogêneo e complexo de personagens, amalgamando mídias e suportes para construir sua narrativa – o que potencializa o caleidoscópio humano que compõe a obra. Com tradução de Newton Moreno, é um dos cinco títulos lançados pela Coleção Dramaturgia Holandesa, que apresenta textos fundamentais do teatro contemporâneo holandês traduzidos por importantes nomes do teatro brasileiro.


Metadado adicionado por Editora Cobogó em 02/06/2022

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 02/06/2022
Última alteração: 29/02/2024
Última alteração de preço: 29/02/2024

Autores e Biografia

Vroedt, Eric de (Autor) , Moreno, Newton (Tradutor)

Sumário

Sobre o autor
Eric de Vroedt nasceu em Roterdã, em 1972. É graduado pela Arnhem School of Acting. Ao se formar, em 1996, se uniu aos colegas de turma e fundou a companhia de teatro Monk, na qual cresceu como diretor e dramaturgo, concebendo peças que refletem sobre questões político-sociais em forma de sátira. Em 2016, recebeu o Amsterdam Award pelo projeto mightysociety, uma série de dez peças iniciada em 2004, que trata de temas contemporâneos, como o terrorismo, o populismo e a globalização, além de temas existenciais, como o envelhecimento. Em 2016, De Vroedt entrou para a Het Nationale Theater, em Haia, tornando-se diretor artístico da companhia dois anos depois. Em 2018, sua peça A nação (2017) recebeu o Taalunie Toneelschrijfprijs, importante prêmio holandês de dramaturgia. Em 2022, e streou De eeuw van mijn moeder [O século de minha mãe], peça escrita e dirigida por De Vroedt para o Het Nationale Theater.

Sobre o tradutor
Newton Moreno nasceu em Recife, em 1968. É dramaturgo formado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre e doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). É autor dos textos teatrais Agreste (2004), montado pela Cia. Razões Inversas; As centenárias (2007), estrelado nos palcos por Marieta Severo e Andréa Beltrão, Maria do Caritó (2012), com Lilia Cabral, e O livro, com Du Moscovis (2010). Recentemente, escreveu o musical As cangaceiras, guerreiras do sertão (2019). Recebeu diversos prêmios de teatro, como o APCA, o Shell, o Bibi Ferreira, o Questão de Crítica e o Aplauso Brasil. Em 2003, recebeu a Bolsa Vitae de Artes para realizar uma livre adaptação teatral de Assombrações do Recife Velho, de Gilberto Freyre. Moreno é roteirista dos filmes Maria do Caritó (2019) e Agreste, com estreia prevista para 2022, e desenvolveu diversos trabalhos para a TV, como a série da Rede Globo AMorteAmo (2015).

Sobre a coleção
A Coleção Dramaturgia publica, desde 2012, textos de dramaturgos da cena teatral brasileira e internacional. Os livros ajudam a construir a memória do teatro do nosso tempo, marcando um novo registro do cenário da dramaturgia contemporânea. Em 2015, a Cobogó lançou ainda a Coleção Dramaturgia Espanhola e em 2019 a Coleção Dramaturgia Francesa e a Coleção Dramaturgia para Crianças. Somam-se agora os títulos da Coleção Dramaturgia Holandesa, parceria da Cobogó com o Nederlands Letterenfonds – Dutch Foundation for Literature, com a Buenos Dias e o Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil que tem idealização, direção artística de Márcia Dias. A Coleção Dramaturgia possui quase 100 títulos lançados, de mais de 60 autores.

Trecho

VAN OMMEREN:
O que aconteceu de errado com Ismaël Ahmedovic?

BRATUSEK:
O garoto jogou uma pedra na janela do teatro Spinoza, foi isso que aconteceu de errado.

VAN OMMEREN:
E então foi intimidado por um policial...

BRATUSEK:
É o que estão dizendo...

VAN OMMEREN:
O vídeo está nos trending topics das redes sociais.

BRATUSEK:
Não na minha linha do tempo.

VAN OMMEREN:
E foi trazido para esta delegacia de forma humilhante.



Para acessar as informações desta seção, Faça o login.