Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

João Gilberto e a insurreição Bossa Nova
outros lados da história



Bossa nova


Sinopse

"João Gilberto e a insurreição bossa nova: outros lados da história

Dizem os versos de Vinicius: “Chega de saudade/ a realidade é que sem ela não há paz/ não há beleza/ é só tristeza e a melancolia/ que não sai de mim/ Não sai de mim, não sai”. Apesar da estrutura tradicional da composição, a gravação lançada em agosto de 1958 por João Gilberto, com sua emissão minimalista, de barítono propositivo, mas discreto, levemente anasalada e andrógina, iria provocar uma hecatombe no acomodado mercado da época, e iniciar oficialmente a insurreição bossa nova. Tudo em apenas 1 minuto e 59 segundos.

(Trecho do livro)

A partir da fusão do samba com o jazz, resultado da obra do pianista, compositor e cantor Johnny Alf, a bossa nova começou a ganhar forma através das lapidações de gente como João Donato, Tom Jobim, Newton Mendonça, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Oscar Castro Neves, Luís Bonfá e, obviamente, o farol do movimento, João Gilberto. A batida diferente daí resultante tomou de assalto o planeta, influenciando do jazz ao pop. Neste livro, Tárik de Souza desconstrói preconceitos, esquadrinha o pluralismo da bossa e seus praticantes em todos os quadrantes – e desvenda outros lados dessa história, que ele vivenciou e documentou em mais de meio século de jornalismo."

Metadado adicionado por L&PM em 24/09/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 24/09/2025
Última alteração: 25/09/2025

Autores e Biografia

Souza, Tárik de (Autor) - Jornalista, crítico musical e escritor, o carioca Tárik de Souza trabalhou para alguns dos principais veículos da imprensa brasileira (JB, Veja, O Pasquim, Opinião, Carta Capital, Folha de S.Paulo), fundou a revista “Rock: a História e a Glória”, além de ter atuado no rádio (MEC, JB), na tevê (Canal Brasil, Educativa), em sites (Clique Music, IMMUB) e em editoras de livros (Editora 34), discos e cinema. De sua autoria, a L&PM Editores publicou “Rostos e gostos da Música Popular Brasileira” (1979), “O som nosso de cada dia” (1983) e “Autópsia em corpo vivo” (1979). Escreveu também os livros “Tem mais samba: das raízes à eletrônica” (Editora 34, 2003), “Tons sobre Tom”, com Márcia Cezimbra e Tessy Calado (Revan, 1995), e “Sambalanço, a bossa que dança” (Kuarup, 2016). ; Machado, Ivan Pinheiro (Capista) , Copi, Tom (Fotografia) , Archives, Michael Ochs (Fotografia)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.