Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

A coroa, a cruz e a espada



América Latina, Colonização, Colonização portuguesa, História do Brasil, Lei e ordem, Corrupção, Capitanias hereditárias, Coroa portuguesa, Tomé de Sousa, Governo geral, Salvador, Bahia, Desigualdade, Duarte da Costa, Clientelismo, Origem da corrupção, Terra Brasilis, Nepotismo, Desrespeito às leis, Pindoramas


Sinopse

O rei, a fé e a lei (1548-1558)

Neste quarto volume da consagrada série Brasilis, Eduardo Bueno conta a impressionante e eletrizante história do governo-geral, a primeira tentativa de colonização do Brasil feita com recursos da Coroa portuguesa.
Ressaltando sempre os curiosos personagens e os detalhes envolventes, somos conduzidos do fracasso das capitanias hereditárias ao desembarque, em 1549, de Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral, acompanhado por funcionários que trazem consigo o clientelismo, a leniência e o nepotismo característicos da burocracia estatal ibérica.
Tem início a fundação de Salvador, primeira capital brasileira, e, em seguida, a chegada no Novo Mundo dos jesuítas (os quais desenvolvem com os indígenas relações ambíguas de proteção e domínio) e a fundação do Colégio de São Paulo, que daria origem à cidade mais populosa da América Latina. O autor nos leva pelo segundo governo-geral até a famosa morte do bispo Sardinha – primeiro bispo brasileiro –, devorado ritualisticamente por indígenas caetés.
Comentando fontes de pesquisa, mapas e ilustrações, e iluminando a origem de práticas sociais que ainda hoje entravam o desenvolvimento do país, Bueno mostra que conhecer a história brasileira pode ser uma grande e fascinante aventura.

Metadado adicionado por L&PM em 28/11/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 28/11/2024
Última alteração: 02/12/2024

Autores e Biografia

Bueno, Eduardo (Autor) - Eduardo Bueno é jornalista e escritor, autor de mais de trinta livros, entre os quais Textos contraculturais, Crônicas anacrônicas & outras viagens (L&PM, 2019). É colunista do jornal Zero Hora e tem um canal de história do Brasil no YouTube, Buenas Ideias!, com quase 1,5 milhão de inscritos. Tornou-se o maior fenômeno editorial do país nos últimos dois anos. Juntos, os três títulos da coleção – Viagem do Descobrimento, Náufragos, Traficantes e Degredados e Capitães do Brasil – venderam mais de 400 mil exemplares. Como tradutor, seu trabalho pode ser conferido em On the Road / Pé na Estrada, de Jack Kerouac. O livro deflagrou a onda da literatura beat no Brasil e vendeu mais de 150 mil exemplares. Ao todo, Bueno traduziu 22 livros. Como editor, Bueno já trabalhou em mais de 200 títulos, colaborando com algumas das principais editoras brasileiras. Foi escolhido o melhor editor do ano, em 1984, pela revista Istoé, quando trabalhava para L&PM Editores. Como jornalista, trabalhou em praticamente todos os jornais, revistas e emissoras de televisão do país, entre as quais TV Globo, Manchete, TV Cultura, TV-Rs, jornais O Estado de S. Paulo, Zero Hora e vários outros.; Machado, Ivan Pinheiro (Capista)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.