Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Poética



Narrativa, Filosofia, Tragédia, Epopeia, Mímese, Comédia, Unidade, Drama, Édipo rei, Homero, Ilíada, Odisseia, Verso, Prosa, Teatro, Mimesis, Catarse, Destino trágico, Odisseu, Ulisses, Édipo, Jocasta, Laio, Esfinge


Sinopse

O que faz uma obra literária ser bela?

O leitor tem em mãos a obra fundamental da crítica literária – que embasou e embasa todas as reflexões sobre o fazer ficcional. Escrita, provavelmente, entre 335 e 323 a.C., a Poética consiste em notas de aula utilizadas pelo filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.).
Na época de Aristóteles, era a tragédia a principal forma literária, aquela considerada mais elevada e distinta (seguida pela epopeia e pela comédia). É, portanto, sobre essa primeira que foca o filósofo para desenvolver conceitos como catarse, mimese, ação, unidade e elocução, com os quais se debruça ora sobre a Ilíada, de Homero, ora sobre Édipo rei, de Sófocles. Suas reflexões geraram uma fortuna crítica incalculável que as desdobra, expande e reformula até os dias de hoje.
Esta nova tradução direta do texto grego é acompanhada de apresentação, notas e comentários que problematizam, explicam e contextualizam de forma acessível este que é um dos textos mais revolucionários e importantes da Antiguidade – cujos ensinamentos podem ser aplicados tanto aos clássicos da literatura quanto às obras contemporâneas de ficção.

Metadado adicionado por L&PM em 27/01/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 27/01/2025
Última alteração: 27/01/2025

Autores e Biografia

Aristóteles (Autor) , Brunhara, Rafael (Tradutor) - Rafael Brunhara é professor de língua e literatura gregas no Instituto de Letras da UFRGS. Graduado em Letras pela USP, é mestre e doutor em Letras Clássicas pela mesma instituição. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS e faz parte da atual direção da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Dedica-se principalmente ao estudo da poesia grega, tendo publicado livros e artigos sobre o tema. ; Brunhara, Rafael (Prefácio) - Rafael Brunhara é professor de língua e literatura gregas no Instituto de Letras da UFRGS. Graduado em Letras pela USP, é mestre e doutor em Letras Clássicas pela mesma instituição. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS e faz parte da atual direção da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Dedica-se principalmente ao estudo da poesia grega, tendo publicado livros e artigos sobre o tema. ; Machado, Ivan Pinheiro (Capista)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.