Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci
Sobre a psicogênese de um caso de homossexualidade feminina



Psicanálise, Freud, Sublimação, Binarismo sexual, Sidonie, Da Vinci, Bissexualismo, Complexo de Édipo, Lesbianismo, Lésbica, Cura gay, Insconsciente, Pulsões, Objeto de desejo, Noemi Moritz Kon, Thiago Majolo, Edson Sousa, Paulo Endo, Psicanálise aplicada, Abutre, Milhafre, LGBTQIA+, Inveja do pênis, Caso clínico, Relato de caso


Sinopse

O fato de [Da Vinci] ter conseguido sublimar a maior parte de sua libido em ímpeto investigativo, depois da atuação infantil da sede de saber a serviço dos interesses sexuais, seria o cerne e o segredo de seu ser.”

Tradução do alemão de Renato Zwick
Prefácio de Noemi Moritz Kon e Thiago P. Majolo
Ensaio biobibliográfico de Paulo Endo e Edson Sousa

Este volume reúne dois textos freudianos sobre a homossexualidade, “Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci” (1910) e “Sobre a psicogênese de um caso de homossexualidade feminina” (1920). O primeiro é um exemplo controverso de psicanálise aplicada; Freud se baseia em trechos dos diários do artista renascentista para analisar as repercussões do desenvolvimento sexual infantil no homem adulto, a partir de sua teoria psicossexual.
O segundo trabalho, escrito uma década depois, traz o relato do caso clínico de uma jovem que o psicanalista tratou durante quatro meses, levada a seu consultório pelos pais, que queriam uma “cura” para a homossexualidade da filha.
Eis aqui dois textos instigantes que dão mostra da genialidade de Sigmund Freud - e também das limitações de suas teorias e aplicações; limitações que, mais de um século após a redação destes trabalhos, seguem iluminando o caminho para o aprofundamento das reflexões psicanalíticas.

Metadado adicionado por L&PM em 18/06/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/06/2024
Última alteração: 20/06/2024

Autores e Biografia

Freud, Sigmund (Autor) - Nasceu em Freiberg, na Morávia (hoje República Tcheca). Devido a problemas econômicos, sua família se mudou para a Aústria em 1860. Aos 17 anos, Freud ingressou na Universidade de Viena para estudar medicina. Em 1886, se casou com Martha Bernays e abriu uma clínica especializada em distúrbios nervosos, onde desenvolveu o princípio da psicanálise. No ano de 1900, foi designado professor na mesma universidade. Em 1938, refugiou-se com sua família em Londres, em função da perseguição nazista. Depois de sofrer dezenas de intervenções cirúrgicas devido a um câncer de palato, Freud faleceu, em 1939. Entre suas obras mais conhecidas se encontram A interpretação dos sonhos (1900), Totem e tabu (1912) e O ego e o id (1923).; Zwick, Renato (Tradutor) , Kon, Noemi Moritz (Apresentação) , Majolo, Thiago (Apresentação) , Machado, Ivan Pinheiro (Capista) , Endo, Paulo (Colaborador) , Sousa, Edson (Colaborador)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.