Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Bowie: uma biografia



Bowie, Rock, Pop, Biografia, Starman, Rock inglês, Iman, Space Oddity, Let's Dance, Under Pressure, Esquizofrenia, Heroes, Labirinto, Fome de viver, Ziggy Stardust, Glam rock, Androginia, Músico


Sinopse

"David Bowie é muito mais do que um cantor que vendeu 136 milhões de discos, muito mais que um artista que experimentou uma miríade de estilos e definiu a cultura pop. Com seu perturbador alter ego, Ziggy Stardust, e canções como “Starman”, “Space Oddity” ou “Let’s Dance”, desafiou as regras da música e se converteu em ícone de sua época e em uma referência para as gerações futuras.

Este livro aborda todos os aspectos da vida de Bowie – das informações factuais às lacunas e às anedotas que se converteram em lenda. Como um hieróglifo, Bowie é um mistério que desafia ser totalmente desvendado. María Hesse, a autora de Frida Kahlo: uma biografia, conta a história desse artista fascinante usando e abusando da imaginação e da fantasia que sempre o cercaram.



Nascido nos arredores de Londres, David Robert Jones (1947-2016) entraria para a história como David Bowie, o cantor-compositor-ator-produtor musical camaleão que marcou o pop na segunda metade do século XX.

Filho de uma mulher que queria ser cantora e que tinha vários casos de doença mental na família, foi com seu meio-irmão mais velho, Terry (mais tarde diagnosticado com esquizofrenia), que descobriu a literatura dos Estados Unidos, o rhythm and blues e o jazz. Encantado, como o pai, pelas inovações tecnológicas que mudaram a forma de se consumir cultura, como a tevê, o rádio e o toca-discos, viria a compor “Space Oddity” e “Starman”, que se tornariam verdadeiros hinos da corrida especial (a britânica BBC reproduziu a primeira na transmissão da chegada do homem à Lua). Viveu em Berlim e em Nova York, descobriu The Velvet Underground e Kraftwerk, que seriam grandes inspirações. Criou alter egos como o pop star alienígena e andrógino Ziggy Stardust, que serviam como personas de palco, possibilitavam que se reinventasse e o conectavam à juventude.

Fez parcerias com os maiores músicos do seu tempo, como Mick Ronson, Tony Visconti, Lou Reed, Iggy Pop, Trevor Bolder, Woody Woodmansey, Carlos Alomar, Mike Garson, John Lennon, Brian Eno e Freddie Mercury. Se afundou nas drogas, flertou com o budismo – principalmente com a noção de desapego e de transitoriedade –, se declarou homossexual, teve diversos relacionamentos, estampou as páginas da imprensa sensacionalista, sofreu com contratos espúrios e a necessidade de recomprar a própria obra. Estrelou sucessos cinematográficos como Fome de viver (1983) e Labirinto (1986), além de compor um musical, Lazarus (2016), encenado no mundo todo. Teve dois filhos e encontrou a felicidade doméstica tardiamente. Seu ativismo e suas preocupações sociais se intensificaram ao final da vida, quando pareceu enfim em paz com a escuridão que (também) o habitara desde sempre.



Narrado em primeira pessoa, este livro permite que o leitor entre na mente e nos sentimentos de um dos maiores, mais fascinantes e criativos artistas de todos os tempos.



Os Editores"

Metadado adicionado por L&PM em 26/10/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/10/2023
Última alteração: 14/05/2024
Última alteração de preço: 14/05/2024

Autores e Biografia

Hesse, Maria (Autor) , Huiz, Fran (Autor) , Karam, Sérgio (Tradutor) , Hesse, Maria (Capista)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.