Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Shakespeare ontem, hoje e amanhã, e amanhã, e amanhã
Por que Shakespeare é pop?



literatura inglesa, teatro shakesperiano, teatro isabelino, renascimento, José Roberto de Castro Neves, bardo, universo shakespeariano, shakespeare, literatura


Sinopse

Tamanha é a importância e influência de Shakespeare que não é possível dizer que se trata de um autor morto. Há algo de Shakespeare na literatura de hoje, no pensamento de hoje, na língua de hoje, nos ditados de hoje, na forma como hoje vemos o mundo... Shakespeare é, portanto, um autor que não se encerra nos períodos com que os estudiosos costumam classificar as grandes figuras da história. Ele é um autor de ontem para hoje e para sempre. Neste livro, José Roberto de Castro Neves, um aficionado pelo universo shakespeariano, insere-nos no universo do Bardo — de sua vida e obra — e nos revela por que não houve autor que conseguisse retratar tanto da humanidade quanto este que foi o maior dos escritores de língua inglesa. Seus principais temas e peças são avaliados aqui com a paixão de um leitor de longa data que sabe que não é à toa que Shakespeare foi, é e sempre será pop.

Metadado adicionado por Ediouro em 25/10/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786556405131 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)
9786556407654 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)
9786556408330 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)
9786556405117 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)
9786556402499 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)
9786556400594 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)
9786556403144 (ISBN de Produto do Mesmo Autor)


Metadados adicionados: 25/10/2024
Última alteração: 10/12/2024

Autores e Biografia

Neves, José Roberto de Castro (Autor) - José Roberto de Castro Neves é advogado militante. Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, é professor de Direito civil da PUC-Rio e da FGV-Rio e ocupa a cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Publicou e organizou diversas obras sobre história, direito e literatura. Alguns de seus últimos livros lançados pela Nova Fronteira são Como os advogados salvaram o mundo, Medida por medida: o Direito em Shakespeare, Brasileiros, O mundo pós-pandemia, Shakespeare e os Beatles, A invenção do Direito, Música e Direito, Caixa de palavras e Direito e Literatura. É casado com a Bel e pai do Guilherme, do João Pedro e da Maria Eduarda.

Sumário

Apresentação – Liana Leão .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 09
Cronologia de Shakespeare .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12
Por que Shakespeare é pop? .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
Romeu e Julieta: o manual da juventude .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 49
O mercador de Veneza e as aparências .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 81
As peças históricas: o espelho do homem público .. . . . . . . . . . . . . . . . . .105
Hamlet e suas muitas tragédias .. . . . . . . . . . . . . . . . . . 161
Otelo: os sete pecados capitais, o supervilão e o papel da mulher .. . . . . . . . . . . . . . . . . . 189
Rei Lear: família e velhice .. . . . . . . . . . . . . . . . . 223
Hail Macbeth!: a consciência humana .. . . . . . . . . . . . . . . . . 245
Shakespeare: o começo e o falso fim
(o amanhã, e o amanhã, e o amanhã) .. . . . . . . . . . . . . . . . . .261
Epílogo .. . . . . . . . . . . . . . . . . 273
Pequena nota do autor .. . . . . . . . . . . . . . . . . 275
Obras consultadas .. . . . . . . . . . . . . . . . . 276



Áreas do selo: ArtesAutoajudaEducaçãoHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / ReferênciaReligiãoTécnicosTeoria e crítica literária

Fundada em dezembro de 1965 por Carlos Lacerda, a Editora Nova Fronteira se tornou referência no mercado editorial como a casa dos grandes autores da literatura nacional e estrangeira, tendo publicado obras fundamentais para o leitor brasileiro. A editora também se destacou na sua linha de livros para crianças e jovens, que contou logo no início com a curadoria de Ana Maria Machado. A editora tem autores consagrados em seu catálogo, como: Nelson Rodrigues, Ariano Suassuna, Rubem Fonseca, Carlos Heitor Cony, Caio Fernando Abreu, Millôr Fernandes, Evanildo Bechara, Jean-Paul Sartre, Antoine de Saint-Exupéry, Simone de Beauvoir, Sylvia Orthof, Maria Clara Machado, Roger Mello, Ivan Zigg e muitos outros. Um time de peso que contempla diversos públicos em busca de leituras de qualidade. Devido à excelência de um trabalho feito por quem entende de livros e os ama, a Editora Nova Fronteira também se destaca no ensino, cumprindo um papel relevante para a construção de uma sociedade melhor e mais justa. Ao realizar um trabalho exitoso de divulgação escolar, a Nova Fronteira está presente nas escolas com o livro ideal para alunos de todas as idades. Não por acaso a Editora é frequentemente uma das líderes nas adoções governamentais.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.