Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Pombagira
A entidade silenciada



POMBAGIRA; UMBANDA; RELIGIÃO MATRIZ AFRICANA


Sinopse

Ana Mametto, reconhecida como cantora, atriz e jornalista, desafia limites e explora novos territórios com o lançamento de seu primeiro livro, Pombagira – A Entidade Silenciada. Nesta obra, ela se propõe a conceituar a origem da entidade Pombagira, cultuada nas religiões de matriz africana, baseando-se na literatura existente e nas perspectivas de estudiosos sobre o tema.
A autora mergulha em questões profundas como preconceito, estereótipos, valores, liberdade de crença, perseguição e intolerância religiosa. Apesar de o Brasil ter se tornado um estado laico há mais de um século, garantindo livre escolha e prática religiosa, esses temas permanecem relevantes e resistentes. Portanto, o livro busca expor essas questões por meio da história da Pombagira, uma entidade que emergiu no início do século XX, simbolizando a quebra da submissão imposta às mulheres por uma sociedade patriarcal.
A obra pretende elencar os principais fatores que contribuem para a violência simbólica contra as religiões afro-brasileiras. Além disso, visa ampliar o conhecimento e a compreensão sobre o culto aos orixás e os rituais do mundo mítico, com especial ênfase na Umbanda, destacando a importância da Pombagira na luta pela liberdade e igualdade. Esta é uma leitura essencial para quem deseja entender mais sobre essa rica e complexa tradição espiritual.

Metadado adicionado por Madras Editora em 06/08/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 06/08/2024
Última alteração: 20/09/2024

Autores e Biografia

Mametto, Ana (Autor) - Nascida em Salvador, na Bahia, a cantora, atriz e jornalista Ana Mametto estreia como escritora por meio desta obra, Pombagira – A Entidade Silenciada. Umbandista, traz no sobrenome artístico a força da sua ancestralidade. Mametto quer dizer “mãe de todos” em dialeto angolano, e o batismo, fincado nas raízes africanas, veio de Mateus Aleluia, do grupo “Os Tincoãs”. O início da carreira de cantora foi em 2010, e os trabalhos produzidos reforçam a potência da intepretação e da identidade artística da artista. Nas inúmeras canções gravadas, Mametto consolida-se como uma das grandes vozes da cultura afro-brasileira. No YouTube, o audiovisual “Deixa a Gira Girar” conta com milhões de visualizações. Em paralelo à música, fez sua estreia como atriz na peça “De Um Tudo”, dirigida por Fernando Guerreiro, em 2017. Dois anos depois, protagonizou “Sonhos de Uma Noite de Verão na Bahia”, com direção de João Falcão, interpretação que lhe rendeu o prêmio Braskem de Teatro de melhor atriz. Na sequência, vieram produções de cinema e de TV. Para a Netflix, gravou a série “Só Se For Por Amor”, como uma das protagonistas, e foi indicada como atriz revelação. Foi na graduação de jornalismo que nasceu a escritora. Este livro é resultado do seu trabalho de conclusão de curso na UniFTC, em Salvador, e ajuda a ampliar a compreensão dos rituais para os orixás e sobre a entidade Pombagira, cultuada pelas religiões de matriz africana. Como escritora, cantora e atriz Ana Mametto imprime ao seu trabalho as referências de um Brasil multicultural e multirracial.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.