Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Melhores Poemas Patativa do Assaré Pocket



Folclore; Humor; Poesia;, Crítica Social;, Cordel


Sinopse

A voz do sertão ecoa. Melhores Poemas – Patativa do Assaré, obra com seleção e estudo de Cláudio Portella, reúne a força oral e a argúcia política de um dos maiores cantadores populares da história.
O leitor encontrará ainda sonetos e cordéis que demonstram o domínio técnico de Patativa, comprovando que, para além da oralidade, sua poesia também possui uma forte estilística. Assim, esta nova edição – agora em formato Pocket, acompanhando o projeto gráfico da coleção Melhores Poemas – reafirma a dimensão histórica e estética de Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré.
O volume percorre as duas faces que tornaram Patativa singular – o sonetista culto e o cantador da roda – e as coloca lado a lado: sonetos rigorosos convivem com cordéis e poemas de improviso que nasceram nos terreiros, nas rádios e nas pelejas. Do estudo introdutório “Seu Dotô Me Dê Licença”, assinado por Portella, emergem passagens decisivas da vida do poeta – a alfabetização tardia, a memória prodigiosa, a trajetória como violeiro-cantador, a relação com a rádio de Crato e a consagração por canções como “A Triste Partida”, que alcançou o país na voz de Luiz Gonzaga.
A antologia é um mapa afetivo do Nordeste: memorial de migração, denúncia política e celebração do humor sertanejo. Poemas como “Prefeitura sem Prefeito”, que já rendeu ao autor problemas com autoridades, e “Fonte Patativana”, homenagem aos seguidores e companheiros de cantoria, ilustram o repertório que atravessa gerações – ora irônico, ora elegíaco, sempre comprometido com a voz do povo.
Organizada para leitores novos e antigos, a edição traz notas e seleção que facilitam o encontro com as múltiplas facetas do poeta: o repentista que dominava a viola, o autodidata que leu Castro Alves e Olavo Bilac, o homem que transformou a arena política em verso. Portella contextualiza a obra e a coloca em diálogo com tradições literárias e folclóricas – atestando, uma vez mais, que Patativa ocupa lugar de destaque entre os grandes poetas populares do mundo.

Metadado adicionado por Grupo Editorial Global em 13/11/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788526011199 (ISBN da Edição anterior)


Metadados adicionados: 13/11/2025
Última alteração: 13/11/2025

Autores e Biografia

Assaré, Patativa do (Autor) - Patativa do Assaré: Filho do agricultor Pedro Gonçalves da Silva e de Maria Pereira da Silva, veio ao mundo no dia 9 de março de 1909. Criado num ambiente de roça, na Serra de Santana, próximo a Assaré, seu pai morrera quando tinha apenas oito anos legando aos seus filhos Antônio, José, Pedro, Joaquim, e Maria o ofício da enxada, “arrastar cobra pros pés”, como se diz no sertão. A sua vocação de poeta, cantador da existência e cronista das mazelas do mundo despertou cedo, aos cinco anos já exercitava seu versejar. A mesma infância que lhe testemunhou os primeiros versos presenciaria a perda da visão direita, em decorrência de uma doença, segundo ele, chamada “mal d’olhos”. Sua verve poética serviu vassala a denunciar injustiças sociais, propagando sempre a consciência e a perseverança do povo nordestino que sobrevive e dá sinais de bravura ao resistir ao condições climáticas e políticas desfavoráveis.; Portella, Claudio (Organizador) - Cláudio Portella (Fortaleza, 1972) é escritor, poeta, crítico literário e jornalista cultural. Autor dos livros Bingo!, Crack, fodaleza.com, As Vísceras, Cego Aderaldo, o livro dos epigramas & outros poemas, Net, Os papéis que meus pais jogaram fora, Cego Aderaldo: a vasta visão de um cantador, Elíptico, O livro das frases & outros diálogos, Picos Hotel, Fraturas de Relações Amorosas, O panfleto das frases & demais textos, Paraphoesia, Crônicas Velozes, Melhores Frases, Sentenças e Pequenos Contos de Cláudio Portella, Maresia do Rock – Recriada parceria de Raul Seixas e Paulo Coelho, Predileções em carma vivo, Modo de usar – 1 e Modo de usar – 2 e selecionador das obras Melhores Poemas Patativa do Assaré e Melhores Poemas Torquato Neto. Ganhou o concurso de conto da UBENY – União Brasileira de Escritores em Nova York.; Steen, Edla Van (Editor Associado) - Edla van Steen, catarinense, está radicada em São Paulo há mais de quarenta anos. É detentora de vários prêmios nas áreas de cinema, teatro (Molière de Melhor Autor) e literatura (Prêmio Nestlé, categoria Conto, e da Academia Brasileira de Letras, na categoria Romance). Foi casada com o acadêmico Sábato Magaldi, e é a única autora brasileira a ter quatro livros publicados nos Estados Unidos, que mereceram excelentes críticas no Washington Post Book World, Kirkus Reviews e Publishers Weekly, entre outros. Pela Global Editora, publicou as seguintes obras: Até Sempre; Cheiro de amor; Corações mordidos; A ira das águas e No silêncio das nuvens, destinados ao público adulto. Para crianças, escreveu O gato barbudo e O presente, e, para os jovens, Por acaso. Desde o início da década de 1980, colabora com a Global criando e dirigindo coleções, como Melhores Contos, Melhores Poemas, Magias, Magias Infantil, Jovens Inteligentes e mais recentemente Melhores Crônicas.

Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTeoria e crítica literária

“Casa de Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Orígenes Lessa, Cora Coralina, Gilberto Freyre, Câmara Cascudo, Carcy Ribeiro, Marcos Rey, Ignácio de Loyola Brandão, Bartolomeu Campos de Queirós, João Carlos Marinho, Sérgio Vaz e de muitos outros.” O conhecimento da Literatura é um dos caminhos para a compreensão da identidade brasileira e sua formação sociocultural. Com o objetivo de incentivar a leitura das obras dos nossos mais renomados autores da literatura brasileira, a Global tornou-se uma casa de letras nacionais.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.