Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Box Graciliano Ramos
S. Bernardo; Angústia; Vidas Secas



Romance; Secas; Brasil;, Sertão; regionalismo; romance memorialístico; introspecção; relações sociais


Sinopse

O Box Graciliano Ramos reúne três romances fundamentais do autor alagoano: S. Bernardo, Angústia e Vidas secas. Publicadas em edições especiais, recebem um projeto editorial sofisticado, que inclui capas ilustradas com xilogravuras do mestre J. Borges, cujas imagens dialogam com a força simbólica de cada obra. Essa coleção celebra a força e a atualidade da prosa de Graciliano Ramos, cuja linguagem direta e precisa é reconhecida por retratar com profundidade os conflitos sociais, psicológicos e políticos do Brasil. A coleção reúne conteúdo editorial de alta qualidade, com estudos críticos assinados por Regina Zilberman, Carolina Duarte Damasceno e Alfredo Bosi, além de um esmero gráfico incomum no mercado. Os volumes possuem capas com ilustrações de J. Borges, texto extra com cronologia da vida de Graciliano, além de manuscritos e imagem do autor, materiais visuais selecionados do arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros USP (IEB/USP) – Fundo Graciliano Ramos. Obras inclusas no box: S. Bernardo: narrado por Paulo Honório, a narrativa é uma confissão implacável sobre poder, ambição e solidão. A obra expõe o coronelismo rural e a transformação de um homem que, ao conquistar tudo, descobre o vazio de sua trajetória. Uma crítica à autoridade e ao patriarcalismo em prosa firme e corajosa. Angústia: narrado em primeira pessoa por Luís da Silva, um funcionário público à beira do colapso psicológico, o romance mergulha no fluxo de consciência de um homem atormentado por ciúmes, obsessões e pela opressão da vida urbana e social dos anos 1930. Publicado pela primeira vez em 1936, pouco antes de o autor ser preso pelo governo de Getúlio Vargas, é uma alegoria poderosa da repressão e da solidão. Vidas secas: romance essencial da literatura brasileira, que retrata a dura travessia de uma família sertaneja em busca de sobrevivência no sertão assolado pela seca. Com personagens memoráveis – como Fabiano, sinha Vitória, seus dois filhos e a cachorra Baleia –, o livro denuncia a injustiça social de forma precisa e comovente.

Metadado adicionado por Grupo Editorial Global em 13/11/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 13/11/2025
Última alteração: 13/11/2025

Autores e Biografia

Ramos, Graciliano (Autor) - Graciliano Ramos nasceu em Quebrangulo, Alagoas, em 27 de outubro de 1892, e faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de março de 1953. Foi romancista, contista e cronista. Publicou em 1933 seu primeiro livro, Caetés, cuja recepção crítica prontamente salientou estar ali em gestação uma voz ímpar na literatura brasileira. Além de Caetés, Graciliano compôs um conjunto magnífico de livros que seriam protagonistas no cenário literário brasileiro moderno: Vidas secas, S. Bernardo, Angústia, Infância, Insônia, entre outros. Em 1953, seria publicado postumamente Memórias do cárcere, narrativa de gênero híbrido que tem como mote a perseguição política e a repressão capitaneadas pelo governo de Getúlio Vargas a partir de 1935, das quais o escritor chegou a ser vítima, tendo sido preso em 1936. Parte considerável dos escritos de Graciliano Ramos denota sua sincera preocupação com os desajustes sociais e políticos do Brasil de seu tempo. Suas narrativas ? concebidas por meio de uma linguagem concisa, desapegada de ornamentos estéticos e profundamente perspicaz ?, permanecem como monumentos literários a serem contemplados pelos que anseiam se dedicar à arte da palavra escrita.

Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTeoria e crítica literária

“Casa de Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Orígenes Lessa, Cora Coralina, Gilberto Freyre, Câmara Cascudo, Carcy Ribeiro, Marcos Rey, Ignácio de Loyola Brandão, Bartolomeu Campos de Queirós, João Carlos Marinho, Sérgio Vaz e de muitos outros.” O conhecimento da Literatura é um dos caminhos para a compreensão da identidade brasileira e sua formação sociocultural. Com o objetivo de incentivar a leitura das obras dos nossos mais renomados autores da literatura brasileira, a Global tornou-se uma casa de letras nacionais.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.