Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Gincana da morte



Mistério, suspense, investigação, Marcos Rey, literatura infantojuvenil, São Paulo


Sinopse

A clássica Gincana da morte, de Marcos Rey, retorna às prateleiras em nova edição pela Global Editora. Romance policial voltado ao público infantojuvenil, o livro acompanha o jovem Tim em uma corrida contra o relógio para salvar uma senhora conhecida como a Baronesa, depois de ele ouvir, por acaso, a trama de um assassinato num bar do centro da cidade. A reedição do livro é uma das ações de celebração do centenário de Marcos Rey. Gincana da morte é um clássico da renomada Coleção Vaga-lume que formou tantos leitores – a obra conserva o poder de prender o leitor jovem e adulto: uma gincana que não é só jogo, mas prova de coragem. Ambientado no “Centrão” paulistano e atravessado por chuva, ruas labirínticas e personagens de periferia e sala de espera, o enredo mistura suspense urbano e aventura. A narrativa constrói uma gincana perigosa, em que cada pista pode ser armadilha e cada passo em falso, sentença. Obra de realismo urbano, Gincana da morte destaca a capacidade de Marcos Rey de transformar a cidade em personagem: a metrópole aparece tanto como cenário quanto como força propulsora da ação e dos medos juvenis. As páginas ganham nova vida com as ilustrações de Jozz – as criações do artista acompanham o ritmo do texto, sublinhando o suspense e as passagens mais dramáticas.

Metadado adicionado por Grupo Editorial Global em 13/10/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 13/10/2025
Última alteração: 13/11/2025

Autores e Biografia

Rey, Marcos (Autor) - Marcos Rey nasceu em São Paulo, cidade que serviu de cenário para os seus contos e romances, em 1925. Autor de uma vasta produção de obras literárias e audiovisuais, Rey assumiu o ofício de escrever o tempo todo, passando a viver de seus textos e criações. Destacou-se pela qualidade de seus contos e romances de realismo urbano, captando e recriando a atmosfera da grande cidade e de seus personagens, incluindo a aristocracia, a classe média e a vida noturna. O autor escrevia como se estivesse filmando o cotidiano e a realidade da metrópole paulista. Publicou o seu primeiro conto aos 16 anos no jornal Folha da Manhã, já fazendo uso do seu pseudônimo. Habilidoso e versátil, Rey atravessou as décadas de 50 a 90 como cronista, contista e roteirista de rádio, televisão e cinema, além de participações em textos para programas de humor, novelas, minisséries e publicidade. A Global Editora publica seus principais livros, como O Mistério de 5 Estrelas, O Rapto do Garoto de Ouro, entre outros.; Jozz (Ilustrador) - orge Otávio Zugliani, ou Jozz, nasceu 1983, em Jaú, interior de SP. Com 20 anos de experiência no segmento editorial, Jozz é ilustrador, autor de quadrinhos, designer editorial, professor e pesquisador acadêmico. Cursou desenho e ilustração na Quanta Academia de Artes (2004 – 2005), fez a graduação em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie (2006), pós-graduação em Design Editorial pela Universidade SENAC (2012), mestrado em Design pela Unesp Bauru (2020) e agora doutorando em Design pela mesma instituição. Em 2008, ganhou o Troféu HQMIX na categoria Desenhista Revelação. Publicou “Zine Royale” (2004-2009), “O Circo de Lucca” (Devir, 2007), “Menthalos” (Annablume, 2010), “Otelo” (Nemo, 2011), “Rei Lear” (Nemo, 2012), “A Luta contra Canudos” (Nemo, 2014), “Pedra, Papel ou Tesoura” (Argentina e Uruguai, 2014 e Brasil, 2015), “A Cidade Submersa” (1ªEd. 2021) e agora, “A Cidade Submersa 2ªEd. – Revisada, ampliada e indignada” (2023). Em animação, integrou a equipe de Alê Abreu durante os filmes “O Garoto Cósmico”, “Passo”, “O Menino e o Mundo”. Além de participar de outros trabalhos como “Divino De Repente”, de Fábio Yamagi; “Pintas”, de Marcus Vasconcelos e “Torre”, de Nádia Mangolini. Em 2010, viajou meses por países da América do Sul. Uma pesquisa que resultou no livro artesanal “América Dibujada” (2012), uma interpretação visual da obra “As Veias Abertas da América Latina”, de Eduardo Galeano. Outros livros experimentais e artesanais são “Líquido” (2017) e “Dívida/Dúvida” (2019). Atualmente tem seu ateliê em Bauru/SP e segue trabalhando com pintura, ilustração e projeto gráfico de livro.

Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTeoria e crítica literária

“Casa de Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Orígenes Lessa, Cora Coralina, Gilberto Freyre, Câmara Cascudo, Carcy Ribeiro, Marcos Rey, Ignácio de Loyola Brandão, Bartolomeu Campos de Queirós, João Carlos Marinho, Sérgio Vaz e de muitos outros.” O conhecimento da Literatura é um dos caminhos para a compreensão da identidade brasileira e sua formação sociocultural. Com o objetivo de incentivar a leitura das obras dos nossos mais renomados autores da literatura brasileira, a Global tornou-se uma casa de letras nacionais.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.