Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Ciclo da cana de açucar



literatura clássica; engenho; vida rural; cultura; cana-de-açucar; nordeste


Sinopse

Durante dez anos o escritor paraibano José Lins do Rego publicou uma série de cinco livros, que se denominou por “Ciclo da Cana-de-Açúcar”. Os livros retratam um importante período da nossa história justamente do declínio dos engenhos de açúcar nordestinos. Agora com novas capas e conceito gráfico, além de todos os livros conterem material extra exclusivo sobre cada obra, a Global Editora lança os 5 livros reunidos. Em Menino de engenho (1932) começamos a acompanhar a vida do Carlos em meio ao ambiente do engenho do seu avô e suas percepções do mundo da cana-de-açúcar. O livro Doidinho(1933) se refere ao apelido do Carlos já no internato e seus dramas de adolescente. Após sair do engenho, Carlos chega a vida adulta em Banguê (1934) esta obra retrata o contraponto entre a nova realidade do Brasil e a situação dos engenhos de açúcar. Em Usina(1936) temos a decadência dos engenho e o surgimento de novas maquinarias, as usinas. Fogo Morto(1943) a obra prima do autor traz toda uma síntese deste período, com personagens marcantes e situações do fim deste ciclo.

Metadado adicionado em 01/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 01/04/2025
Última alteração: 01/04/2025
Última alteração de preço: 01/04/2025

Autores e Biografia

Rego, José Lins do (Autor)

Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTeoria e crítica literária

“Casa de Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Orígenes Lessa, Cora Coralina, Gilberto Freyre, Câmara Cascudo, Carcy Ribeiro, Marcos Rey, Ignácio de Loyola Brandão, Bartolomeu Campos de Queirós, João Carlos Marinho, Sérgio Vaz e de muitos outros.” O conhecimento da Literatura é um dos caminhos para a compreensão da identidade brasileira e sua formação sociocultural. Com o objetivo de incentivar a leitura das obras dos nossos mais renomados autores da literatura brasileira, a Global tornou-se uma casa de letras nacionais.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.