Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Doidinho



Sertão, Nordeste, Infância, Adolescência, Cana-de-açúcar, Vida Rural, Engenho, Clássico, Literatura Brasileira, Século XX


Sinopse

Publicada em 1933, a obra "Doidinho", continuação de "Menino de Engenho", traz Carlinhos em um mundo completamente diferente do engenho Santa Rosa.
Carlinhos agora é Carlos de Melo, está saindo da infância e entrando na pré-adolescência, enquanto vive num colégio interno, sob o olhar de um diretor cruel e autoritário. Enquanto lida com o despertar de sua sexualidade, sente falta da antiga vida no engenho, e encontra refúgio nos livros.

As mudanças na vida de Carlos acompanham as mudanças na história do Brasil. Os engenhos estão sendo trocados por usinas, enquanto há uma percepção de que a mão de obra na cultura açucareira é análoga à escravidão.

Com introdução da pesquisadora, crítica literária, autora de literatura juvenil e professora universitária Marisa Lajolo, "Doidinho" é a segunda obra do chamado Ciclo da Cana-de-Açúcar de José Lins do Rego.

O ano de sua publicação coincide com a da obra “Casa-Grande & Senzala” de Gilberto Freyre, de quem José Lins do Rego era amigo.

Metadado adicionado em 02/10/2020

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 02/10/2020
Última alteração: 01/04/2025
Última alteração de preço: 01/04/2025

Autores e Biografia

Rego, José Lins do (Autor)

Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalParadidáticos / ReferênciaSaúde, esporte e lazerTeoria e crítica literária

“Casa de Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Orígenes Lessa, Cora Coralina, Gilberto Freyre, Câmara Cascudo, Carcy Ribeiro, Marcos Rey, Ignácio de Loyola Brandão, Bartolomeu Campos de Queirós, João Carlos Marinho, Sérgio Vaz e de muitos outros.” O conhecimento da Literatura é um dos caminhos para a compreensão da identidade brasileira e sua formação sociocultural. Com o objetivo de incentivar a leitura das obras dos nossos mais renomados autores da literatura brasileira, a Global tornou-se uma casa de letras nacionais.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.