Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Morro da Favela



Morro da Favela, André Diniz, quadrinho nacional, Rio de Janeiro, primeira favela brasileira, comunidades cariocas, cultura brasileira, prêmio HQMix, Morro da Providência, graphic novel, HQ, DarkSide Books, história real favela


Sinopse

Um clássico do quadrinho nacional que retrata a vida em uma favela carioca


 


Ao investigar as origens da comunidade em que nasceu, o fotógrafo Maurício Hora, morador do Morro da Providência, no Rio de Janeiro, pesquisou a história do local e descobriu que ela era a primeira favela brasileira, surgida em 1897, ao ser ocupada por soldados que haviam combatido na Guerra de Canudos, na Bahia.


 


Escrita e desenhada por André Diniz, Morro da Favela é uma narrativa necessária para se entender o dia a dia das comunidades do Rio de Janeiro. Essa HQ é contada do ponto de vista de um morador que buscou na fotografia sua identidade e acabou produzindo um registro que entrou para a história da cultura brasileira. Publicada pela primeira vez em 2011, a obra foi vencedora do prêmio HQMix nas categorias “Melhor Edição Especial Nacional” e “Melhor Roteirista Nacional”, e depois disso ganhou o mundo, com edições publicadas na Inglaterra, França, Portugal, Polônia e Peru.


 


Nascido em 1968, Maurício foi criado pelos avós paternos até aos 6 anos, pois o pai, um dos primeiros traficantes da cidade, passou algumas temporadas na prisão e a mãe não tinha como sustentá-lo junto com seus irmãos. Ele cresceu sem ter autorização para brincar fora de casa. Na adolescência, quando começou a trabalhar como ourives, foi pago com uma câmera fotográfica por um dos serviços que fez. Isso mudou sua vida, tornando-o um observador atento do cotidiano da favela, seja em sua crueza, seja em sua beleza.


 


A nova edição da DarkSide® Books conta com dois posfácios em quadrinhos feitos pelo autor. O primeiro deles, de 2017, detalha os desafios enfrentados pelo Morro da Providência durante os preparos para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, ocorrida em 2016. E um novo e exclusivo posfácio para a esta edição descreve uma operação social coordenada pelo fotógrafo e por Alessandra Roque, sua companheira, durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19, em 2020.


 


Além disso, em uma introdução escrita especialmente para esta edição, Diniz explica como, na HQ, “por mais que falemos de uma comunidade que representa diversas outras espalhadas pelo Brasil, que compartilham em maior ou menor grau, uma realidade de miséria, violência, discriminação e exclusão, o tema aqui somos nós. Pessoas, como nós, inseridas em um contexto específico [...] mas com suas particularidades, esquisitices, genialidades, ingenuidades, teimosias”. Na apresentação, Marcos Vinícius Faustini ressalta sua importância como romance, “uma delicada voz que nos apresenta forte personalidade diante dos acontecimentos e produz uma singular visão de mundo a partir deles”, e como narrativa quadrinística, devido à “decisiva contribuição dos enquadramentos, ambientes, climas, ritmos e visões que a linguagem dos quadrinhos traz”.


 


Uma galeria de fotos feitas por Maurício Hora, biografado e protagonista da obra, completa esta edição especial, que chega com uma nova cara e em grande estilo. Esta é a versão definitiva desse clássico do quadrinho nacional, sucesso dentro e fora do país, e um sincero retrato da vida nas favelas cariocas.

Metadado adicionado por DarkSide Books em 03/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 03/07/2025
Última alteração: 07/07/2025

Autores e Biografia

Diniz, André (Autor) -

André Diniz é roteirista e ilustrador de histórias em quadrinhos. Nasceu em 1975 no Rio de Janeiro e mora em Portugal desde 2016. Entre 2000 e 2005, publicou diversos trabalhos pela Nona Arte, sua própria editora. A partir de então, passou a publicar suas obras por outras editoras, somando mais de trinta títulos de sua autoria, várias delas premiadas, seja como roteirista, seja como ilustrador. Foi editado em diversos países, entre eles França, Inglaterra, Portugal e Polônia. Entre seus trabalhos mais conhecidos, estão Fawcett (2000, com arte de Flávio Colin, ganhador do prêmio Ângelo Agostini), 7 Vidas (2009 com arte de Antonio Eder, ganhador do Troféu HQmix), O Quilombo Orum Aiê (2010), Morro da Favela (2011, ganhador do Troféu HQmix), Matei Meu Pai e Foi Estranho (2017), O Idiota (2018), adaptação de Dostoiévski, e Muzinga (2024). Dele, a DarkSide® Books publicou Revolta da Vacina (2021) e T.A.T.T.O.O. – À Flor da Pele (2022). Saiba mais em andrediniz.net.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.