Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Poemas para meninas esquecidas na escuridão



"Poemas para Meninas Esquecidas na Escuridão" de Cynthia Pelayo, aborda a crise das mulheres desaparecidas e assassinadas em nossa sociedade, expondo violência de gênero e desigualdade social com sensibilidade poética.


Sinopse

“Estamos vivendo uma crise silenciosa, a crise de mulheres desaparecidas e assassinadas em nossa sociedade. Existem milhares de mulheres que foram assassinadas, mas cujos casos foram ignorados, esquecidos, arquivados.”


É com estas palavras que a autora Cynthia Pelayo prefacia sua obra. Nas páginas de Poemas para Meninas Esquecidas na Escuridão, há mulheres representando cada estado dos Estados Unidos. São bebês, meninas, adolescentes, mulheres adultas e idosas. Muitas eram estudantes, mães, mulheres com carreiras e sonhos — e, em um instante, tudo se perdeu. Muitos dos casos seguem em aberto ou sem solução, e a maioria das mulheres não foi encontrada. Não há restos mortais que possam ser entregues à família para um funeral ou para um desfecho e um adeus.


Indicado ao Elgin Award e ao Bram Stoker Award, Poemas para Meninas Esquecidas na Escuridão eterniza casos esquecidos pela comunidade e negligenciados pelas autoridades. Abordando de modo direto e contundente temas como violência de gênero, discriminação racial e desigualdade social, o livro expõe feridas abertas em nossa sociedade e nos conduz pela dolorosa realidade das estruturas sociais que perpetuam o sofrimento e a marginalização de mulheres. Ao dar voz às histórias das vítimas e destacar a urgência de mudanças sistêmicas, a autora despe a complacência coletiva e nos confronta com a urgência de reconhecer a tragédia que nos rodeia.


Pelayo, no entanto, vai além do registro poético dos desaparecimentos: em um exercício de empatia e compaixão, ela imagina o que um destino mais gentil teria oferecido a cada uma dessas mulheres. Ao nos confrontar com as profundezas da perda e nos conceder vislumbres de hipotéticos futuros, sua poesia ecoa como denúncia, chamado à responsabilidade e jornada de cura.


A autora, que declara em sua introdução que passou noites na companhia de mulheres desaparecidas e assassinadas, assim resume o cerne de sua obra: “Eu as convidei para entrar na minha casa e no meu coração”. Em um mundo onde a brutalidade se esconde por trás da sombra da indiferença e a névoa do esquecimento, junte-se conosco às vozes que clamam por justiça. Poemas para Meninas Esquecidas na Escuridão transforma em brado poético o silêncio desconcertante que pesa sobre o destino de cada uma dessas mulheres.

Metadado adicionado por DarkSide Books em 17/06/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 17/06/2024
Última alteração: 29/07/2024

Autores e Biografia

Pelayo, Cynthia (Autor) -

Cynthia Pelayo, vencedora do Bram Stoker Award e do International Latino Book Award, é autora e poeta. Ela escreve contos de fadas que mesclam gêneros e abordam temas como luto, dor e violência. Entre suas obras mais conhecidas estão Lotería, Children of Chicago, Forgotten Sisters e Poemas para Meninas Esquecidas na Escuridão, indicado ao Elgin Award e ao Bram Stoker Award. Atualmente mora em Chicago com a família.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.