Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Doenças autoinflamatórias - Uma abordagem sistêmica



Castro, Fábio Fernandes Morato (Autor) - Professor Associado Livre-Docente da Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Supervisor do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). ; Kalil, Jorge (Autor) - Professor Titular e Diretor do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Membro da Academia Nacional de Medicina (ANM) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).; Mendonça, Leonardo Oliveira (Autor) - Professor de Imunologia Clínica e Alergia da Universidade de Santo Amaro (UNISA). Coordenador do Centro de Doenças Raras e da Imunidade (DASA) do Hospital 9 de Julho. Médico do Ambulatório de Doenças Autoinflamatórias e Imunodesregulatórias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Sistema imunológico, Doenças imunológicas


Sinopse

DOENÇAS AUTOINFLAMATÓRIAS - uma abordagem sistêmica tem sua equipe autoral formada por Editores e Colaboradores que prevalentemente integram a Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo (FMUSP).
A descoberta de genes evidenciou novos e inéditos conhecimentos sobre a patogenia da ativação e regulação da resposta inflamatória – firmou-se sua causa genética.
Fala-se em doença autoinflamatória, termo criado por Daniel Kaster em 1999. É condição inata, genética. Difere das doenças autoimunes clássicas. A doença autoinflamatória expressa a existência de tecido e antígenos não reconhecidos pelo sistema imunológico. São antígenos estranhos ao sistema imunológico. Daí sofrerem o ataque das células ß e células T.
Atualmente, catalogam-se cerca de 60 diferentes doenças autoinflamatórias níveis moleculares e genéticos. Na última década foram descritas mutações pós-zigóticas e mosaicismo genético somático e germinativo.
Há ainda sua interação às doenças multifatoriais associadas a processos inflamatórios. São: gota, diabetes, infarto do miocárdio, aterosclerose e outras.
Como se vê, o caráter sistêmico e pleomorfo das doenças autoimunes é exuberante.
Para estudar e transmitir assuntos de tamanha abrangência, os Editores criaram didática especial: linha expositiva linear e inteligente; texto objetivo e conciso; generoso apoio de ilustrações e elementos visuais. Com isso, facilita-se a compreensão e assimilação do conteúdo.
DOENÇAS AUTOINFLAMATÓRIAS - uma abordagem sistêmica apresenta 3 Editores, 53 Colaboradores, 4 Seções, 28 Capítulos, 266 Páginas.
Suas seções são:
Inflamassomopatias
Proteossomopatias
Relopatias, Imunoactinopatias e Proteino-Actinopatias
Particularidades nas Doenças Autoinflamatória

Seu público leitor está formado por Alergologistas, Imunologistas, Clínicos e todos os interessados no estudo das doenças autoinflamatórias.

Metadado adicionado por Editora Atheneu em 16/05/2024

Encontrou alguma informação errada? Perguntar para a Editora Atheneu

ISBN relacionados

--


Metadados completos:

  • 9786555868074
  • Livro Impresso
  • Doenças autoinflamatórias - Uma abordagem sistêmica
  • --
  • 1 ª edição
  • --
  • --
  • --
  • --
  • Com orelhas
  • --
  • Castro, Fábio Fernandes Morato (Autor) - Professor Associado Livre-Docente da Disciplina de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Supervisor do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). ; Kalil, Jorge (Autor) - Professor Titular e Diretor do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Membro da Academia Nacional de Medicina (ANM) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).; Mendonça, Leonardo Oliveira (Autor) - Professor de Imunologia Clínica e Alergia da Universidade de Santo Amaro (UNISA). Coordenador do Centro de Doenças Raras e da Imunidade (DASA) do Hospital 9 de Julho. Médico do Ambulatório de Doenças Autoinflamatórias e Imunodesregulatórias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
  • Sistema imunológico, Doenças imunológicas
  • Técnicos
  • Doenças Infecciosas (MED022090), Controle de Infecções (MED115000), Gastroenterologia (MED031000)
  • Categoria -
    Doenças infecciosas e/ou contagiosas; Saúde pública e medicina preventiva; Gastroenterologia
    --
  • 2024
  • 01/04/2024
  • Português
  • Brasil
  • --
  • Livre para todos os públicos
  • --
  • 16 x 23 x 2 cm
  • 0.6 kg
  • Brochura
  • 266 páginas
  • R$ 189,00
  • 49019900 - livros, brochuras e impressos semelhantes
  • --
  • 9786555868074
  • 9786555868074
  • --
  • --
  • Pelo crescimento exponencial do conhecimento humano e graças às técnicas modernas utilizadas para o entendimento dos mecanismos fisiopatológicos e do genoma, a cada dia que passa novas doenças são identificadas e classificadas dentro do amplo espectro das síndromes autoinflamatórias, assunto moderno, complexo e instigante.

Metadados adicionados: 16/05/2024
Última alteração: 16/05/2024

Sumário

Seção 1 - Inflamassomopatias



Capítulo 01 - Síndrome Febril Periódica com Aftas Orais, Linfonodomegalia e Amigdalite (PFAPA) 3


Capítulo 02 - Síndromes Periódicas Associadas às Criopirinas (CAPS) 15


Capítulo 03 - Síndrome Autoinflamatória Associada ao Receptor de TNF-alfa (TRAPS) 23


Capítulo 04 - Febre Familiar do Mediterrâneo (FMF) 33


Capítulo 05 - Deficiência de Mevalonato Quinase (Síndrome de Hiper IgD) 41


Capítulo 06 - Síndrome Associada à Artrite Piogênica, Pioderma Gangrenoso, Acne (PAPA) e outras doenças relacionadas 47


Capítulo 07 - Síndromes Associadas ao Gene NOD2 (Síndrome de Blau e Sarcoidose de Início Precoce) 57


Capítulo 08 - Síndrome Associada a Mutações no Gene NLRP1 (NAIAD) 63


Capítulo 09 - Síndromes Associadas ao Gene NLRC4 69



Seção 2 - Proteossomopatias



Capítulo 10 - Síndrome CANDLE 75


Capítulo 11 - Si´ndrome Nakajo-Nishimura ou Si´ndrome Autoinflamato´ria Japonesa com Lipodistrofia (JASL) 83


Capítulo 12 - Síndrome SAVI 93


Capítulo 13 - Síndrome COPA 101


Capítulo 14 - Síndrome de Aicardi Goutieres (AGS) 111



Seção 3 - Relopatias, Imunoactinopatias e Proteino-Actinopatias



Capítulo 15 - Behçet-Símile e Formas Monogênicas 119


Capítulo 16 - Síndrome de Majeed 125


Capítulo 17 - Síndrome DITRA 131


Capítulo 18 - Síndrome Associada ao CARD-14 (CAMPS) 137


Capítulo 19 - Síndrome de Schnitzler 145


Capítulo 20 - Osteomielite Crônica não Bacteriana 153


Capítulo 21 - Doenças Inflamatórias Intestinais de Início Muito Precoce 163


Capítulo 22 - Síndrome SIFD (Anemia Sideroblástica, Deficiência de Célula B, Febres Periódicas e Atraso de Neurodesenvolvimento) 173


Capítulo 23 - Síndromes com Imunodeficiência 181


Capítulo 24 - Doenças Associadas a CTLA-4 e LRBA (CHAI e LATAIE) 185



Seção 4  - Particularidades nas Doenças Autoinflamatórias



Capítulo 25 - Amiloidose AA 193


Capítulo 26 - Síndrome de Ativação Macrofágica 199


Capítulo 27 - Dor Crônica nas Doenças Autoinflamatórias 207


Capítulo 28 - O Papel Imunológico da Vitamina D 215


 



Áreas do selo: ArtesAutoajudaEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura nacionalReligiãoReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicos

Há mais de 90 anos no mercado editorial, e com mais de 3.500 publicações da área da Saúde, a EDITORA ATHENEU é líder nacional nesse segmento. Sua missão principal é disseminar conhecimento e gerar o melhor conteúdo da Saúde para a formação de estudantes, acadêmicos e profissionais nas áreas científicas, técnicas e profissionais.

Sua excelência é comprovada com as recentes conquistas do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Foi um total de 28 estatuetas na categoria Ciências da Saúde. Ganhar o Jabuti representa dar à obra vencedora o lastro da comunidade intelectual brasileira. Significa ser admitido em uma seleção de notáveis da literatura nacional.

Desenvolvemos uma plataforma de Educação Continuada com o intuito de oferecer aos estudantes e profissionais da área da Saúde uma ferramenta dinâmica de aprendizado, com base em atividades práticas, que permite ao usuário desenvolver o raciocínio clínico voltado para o diagnóstico e o tratamento, visando à prevenção do erro médico.

Em parceria com a Biblioteca Virtual, nossos leitores e professores contarão com um acervo completo, multidisciplinar, com atualizações permanentes e disponível 24 horas, on-line e off-line, além de dispor de recursos que os ajudarão na jornada de aprendizagem.

A Biblioteca Virtual atualmente está disponível em mais de 400 instituições de ensino, com mais de 3 milhões de usuários ativos.

A EDITORA ATHENEU, ao longo desses anos, acumulou experiência, excelência editorial, competência e reconhecimento.

Somos a única editora no Brasil que oferece um leque completo de alternativas para a área de livros da Saúde, uma marca fantástica, funcionários altamente competentes e planos fortes de investimentos e crescimento.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.