Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Sepse



Septicemia, Diagnóstico, Tratamento, Fisiopatologia


Sinopse

Sepse, em sua 3ªedição, segue seu percurso editorial de sucesso.
Está integralmente revista, atualizada e ampliada. Pode-se dizer: “sim, um novo livro”.
Há 100 anos, o canadense William Osler, pai da clínica médica, observou: “há casos em que o paciente pode morrer da resposta do organismo, e não da infecção”.
Sua afirmativa fez-se realidade quando dos avanços das pesquisas e investigação da patogênese da sepse.
Deu-se com a identificação de mediadores inflamatórios liberados pela célula do hospedeiro quando do contato dos chamados “padrões moleculares” associado “a patógenos”; especificamente o TLR-4.
Sepse, 3ª edição nos oferece a atualização de todos os conhecimentos e que se espelham na sua moderna definição:
Disfunção orgânica grave do hospedeiro à infecção, potencialmente fatal. Causada por resposta inadequada ou desregulada do hospedeiro.
Sepse, 3ª edição revitaliza e integra o estudo da fisiopatologia à clínica: (1) suspeição clínica; (2) diagnóstico precoce; (3) tratamento imediato, início rápido e eficiente dos antimicrobianos; (4) atenção centrada no foco infeccioso; (5) reposição volêmica; (6) suporte hemodinâmico; (7) emprego de vasopressores; (8) terapias adjuvantes.
Sepse, 3ª edição apresenta 4 editores, 53 colaboradores, 5 seções, 22 capítulos e 386 páginas.
Suas seções são:
Aspectos Gerais
Tratamento Geral da Sepse
Tratamento das Disfunções Orgânicas Específicas
Sepse em Populações Especiais
Miscelânea

O livro destina-se a intensivistas, infectologistas, hemodinamicistas, clínicos, cardiologistas, anestesiologistas e, por extensão, profissionais da saúde envolvidos com a sepse.

Metadado adicionado por Editora Atheneu em 18/06/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788538809913 (ISBN da Edição anterior)


Metadados adicionados: 18/06/2024
Última alteração: 18/06/2024

Autores e Biografia

Azevedo, Luciano César Pontes de (Editor) - Médico Intensivista Titulado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Médico Intensivista e Pesquisador do Hospital Israelita Albert Einstein. Coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu do Hospital Israelita Albert Einstein. Livre-Docente em Emergências Clínicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Ex-Presidente do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), período 2016-2019. Ex-Presidente da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (SOPATI), período 2018-2019. Membro do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet).; Besen, Bruno Adler Maccagnan Pinheiro (Editor) - Médico Intensivista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e do Hospital A.C. Camargo Cancer Center. Professor Colaborador, Orientador Pleno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da FMUSP. Pesquisador da Diretoria de Compromisso Social do Hospital Sírio-Libanês (HSL). Editor da Seção de Epidemiologia da Revista Critical Care Science (afiliada AMIB - Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos [SPCI]). Membro da Comissão de Formação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Membro do Comitê Científico da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICnet). Membro da Diretoria (1º Secretário) da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (SOPATI) no Biênio 2022-2023.; Ramos, Fernando José da Silva (Editor) - Especialista em Clínica Médica e Medicina Intensiva. Doutor em Ciências da Saúde. Coordenador Médico da UTI da Disciplina de Medicina Intensiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Médico da UTI do Hospital Sírio-Libanês e Coordenador da Residência Médica em Medicina Intensiva do Hospital Sírio-Libanês. Membro do Comitê Científico da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICnet). ; Machado, Flávia Ribeiro (Editor) - Médica Intensivista Titulada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Professora Associada e Chefe do Setor de Terapia Intensiva do Hospital São Paulo, Disciplina de Medicina Intensiva da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Coordenadora Geral do Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS). Membro do Comitê Executivo da Surviving Sepsis Campaign e do Comitê das Diretrizes (versões 2012, 2016, 2020 e 2025). Membro do Comitê Científico da Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICnet). Membro do Conselho do International Sepsis Forum (ISF). Editora Associada da Revista Critical Care Science. Diretora Científica da AMIB no Biênio 2018-2019. Diretora Científica da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (SOPATI) no Biênio 2022-2023; Gallindo, Marcos Antonio Cavalcanti (Editor)

Sumário

SEÇÃO 1 – Aspectos Gerais



Capítulo 01 - Definições de Sepse, 3


Capítulo 02 - Epidemiologia da Sepse no Brasil e no Mundo, 13


Capítulo 03 - Fisiopatologia da Sepse: Resposta Inflamatória ou Imunossupressão?, 21


Capítulo 04 - Biomarcadores na Sepse, 29


Capítulo 05 - Síndrome da Disfunção de Múltiplos Órgãos – Visão Geral, 45



SEÇÃO 2 – Tratamento Geral da Sepse



Capítulo 06 - Terapia Antimicrobiana na Sepse, 57


Capítulo 07 - Controle do Foco Infeccioso, 73


Capítulo 08 - Suporte Hemodinâmico no Choque Séptico, 95


Capítulo 09 -Reposição Volêmica no Paciente Séptico, 113


Capítulo 10 - Uso de Fármacos Vasoativos no Paciente Séptico, 123


Capítulo 11 - Terapias Adjuvantes na Sepse, 145



SEÇÃO 3 – Tratamento das Disfunções Orgânicas Específicas



Capítulo 12 -Disfunção Miocárdica, 161


Capítulo 13 - Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo, 165


Capítulo 14 - Disfunção Hematológica na Sepse, 181


Capítulo 15 - Encefalopatia Associada à Sepse, 201


Capítulo 16 - Injúria Renal Aguda Relacionada com a Sepse, 213


Capítulo 17 - Disfunção Gastrointestinal Aguda na Sepse, 231



SEÇÃO 4 – Sepse em Populações Especiais



Capítulo 18 - Sepse nos Pacientes Oncológicos, 249


Capítulo 19 - Sepse nos Transplantados de Órgãos Sólidos, 273


Capítulo 20 - Sepse na Pediatria, 285



SEÇÃO 5 – Miscelânea



Capítulo 21 - Consequências em Longo Prazo da Sepse, 321


Capítulo 22 - Papel da Equipe Multidisciplinar no Atendimento ao Paciente Séptico, 333 



Áreas do selo: ArtesAutoajudaEducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura nacionalReligiãoReligião / EspiritismoSaúde, esporte e lazerTécnicos

Há mais de 90 anos no mercado editorial, e com mais de 3.500 publicações da área da Saúde, a EDITORA ATHENEU é líder nacional nesse segmento. Sua missão principal é disseminar conhecimento e gerar o melhor conteúdo da Saúde para a formação de estudantes, acadêmicos e profissionais nas áreas científicas, técnicas e profissionais.

Sua excelência é comprovada com as recentes conquistas do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Foi um total de 28 estatuetas na categoria Ciências da Saúde. Ganhar o Jabuti representa dar à obra vencedora o lastro da comunidade intelectual brasileira. Significa ser admitido em uma seleção de notáveis da literatura nacional.

Desenvolvemos uma plataforma de Educação Continuada com o intuito de oferecer aos estudantes e profissionais da área da Saúde uma ferramenta dinâmica de aprendizado, com base em atividades práticas, que permite ao usuário desenvolver o raciocínio clínico voltado para o diagnóstico e o tratamento, visando à prevenção do erro médico.

Em parceria com a Biblioteca Virtual, nossos leitores e professores contarão com um acervo completo, multidisciplinar, com atualizações permanentes e disponível 24 horas, on-line e off-line, além de dispor de recursos que os ajudarão na jornada de aprendizagem.

A Biblioteca Virtual atualmente está disponível em mais de 400 instituições de ensino, com mais de 3 milhões de usuários ativos.

A EDITORA ATHENEU, ao longo desses anos, acumulou experiência, excelência editorial, competência e reconhecimento.

Somos a única editora no Brasil que oferece um leque completo de alternativas para a área de livros da Saúde, uma marca fantástica, funcionários altamente competentes e planos fortes de investimentos e crescimento.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.