Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Úrsula



escravidão, amor, abolicionismo, preconceito, solidariedade, liberdade, sofrimento, racismo, romance, resistência


Sinopse

Muito antes do tempo, uma mulher negra ousou escrever contra a escravidão — Úrsula é o grito literário que a história não conseguiu calar.

Publicado em 1859, a obra é um marco da literatura brasileira por ser o primeiro romance abolicionista escrito por uma mulher negra. Por meio de uma escrita sensível e corajosa, a autora denuncia a escravidão e expõe as dores da opressão feminina em uma sociedade patriarcal e escravocrata.

Narrando a história de amor entre Úrsula e Tancredo, a obra traz personagens negros com voz e profundidade, revelando as contradições do Brasil do século XIX. Mais de um século depois, Úrsula se reafirma como leitura essencial, antecipando debates sobre raça e gênero e reivindicando seu espaço na história literária.

Publicado em 1859, Úrsula é um marco da literatura brasileira pelo simples fato de ter sido escrito por quem o foi: Maria Firmina dos Reis, escritora e professora maranhense negra, que fundou uma das primeiras escolas mistas e gratuitas do país. Firmina publicou seu primeiro romance antes mesmo da abolição total da escravidão.

Contudo, para além de um livro com todas as características do Romantismo brasileiro do século XIX, existe um diferencial com grande significado, que talvez fale mais aos leitores atuais do que à época de sua publicação inicial: dar voz em forma de denúncia às pessoas escravizadas no período.

Mesmo sendo personagens secundários, os escravizados moldaram o pano de fundo de uma história de amor romântico entre a protagonista e seu amado, além, é claro, do vilão típico nas narrativas dessa escola. No entanto, há uma humanização dos negros que viviam na época. Em certo momento da história, a autora dá voz em primeira pessoa a uma escravizada, e nos mostra, em tom de denúncia, a dura realidade de ser sequestrada na África para depois ter de viver como escravizada no Brasil.

Metadado adicionado por Editora Alta Books em 13/08/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786555682847 (ISBN do e-book em ePUB)


Metadados adicionados: 13/08/2025
Última alteração: 13/08/2025

Autores e Biografia

Reis, Maria Firmina dos (Autor) - Maria Firmina dos Reis (1822–1917), nascida em São Luís do Maranhão, foi a primeira mulher negra a publicar um livro no Brasil e se destacou como uma das figuras mais marcantes da literatura do século XIX. Seu romance Úrsula (1859) une elementos do romantismo a uma crítica sensível à escravidão, ao dar voz aos personagens negros — algo inédito na época. Além de escritora, foi professora pública, criou uma escola mista e gratuita, desafiando as normas sociais de gênero e raça, e também se dedicou à música, contos, crônicas e poesias. Hoje, é reconhecida como símbolo de resistência, pioneirismo feminino e luta por justiça racial, com sua obra cada vez mais estudada e valorizada.

Áreas do selo: AutoajudaEducaçãoGastronomiaHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligião / EspiritismoTeoria e crítica literáriaTurismo

Dedicado à literatura, a Tordesilhas se compromete com a diversidade, revisitando com originalidade autores consagrados, revelando obras de tradições pouco conhecidas, descobrindo o novo em passados remotos, selecionando na criação de hoje o que está fadado à perenidade. Ao mesmo tempo, persegue o apuro na produção dos livros, nossa marca registrada. Com edição rigorosa, tradutores renomados e design gráfico elegante e funcional, buscamos tornar a leitura uma experiência única. Através de cuidadosa curadoria editorial, a Tordesilhas explora o melhor de cada um dos livros publicados, sempre em busca de talentos que possam dialogar com um público amplo sem perder a qualidade narrativa. Além dos clássicos, revisitados com criatividade, publicamos romances, biografias, contos, memórias, teatros e livros de fotografia. Também estão no radar da Tordesilhas escritores nacionais e internacionais que investiguem temas contemporâneos, capazes de nos ajudar a compreender mutações aceleradas do século XXI.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.