Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Dublinenses



Dublin, paralisia, epifania, nacionalismo, Igreja Católica, colonialismo, Irlanda, cotidiano, modernismo, condição humana


Sinopse

Um retrato vívido da Dublin no início do século XX.

Escrito no final do século XIX, Dublinenses reúne quinze contos inesquecíveis e explora com sensibilidade temas como paralisia, identidade e a busca por significado e critica as limitações impostas pela sociedade.

O conto de abertura, As Irmãs, dá o tom da obra ao apresentar um jovem que reflete sobre a morte do Padre Flynn, um mentor cuja influência em sua vida foi, ao mesmo tempo, marcante e perturbadora. Entre a dor da perda e um alívio indefinido, o garoto revisita memórias ambíguas e se depara com diferentes percepções sobre a figura do sacerdote. Com descrições vívidas e uma profunda carga emocional, Joyce constrói uma narrativa que envolve o leitor em uma atmosfera de mistério, culpa e descobertas, preparando-o para a complexidade e a riqueza das histórias que seguem.

Uma obra essencial da literatura moderna, Dublinenses revela, com maestria e realismo, a alma de um país, de uma cidade e de seu povo.

“Me recuso a aceitar que meu livro se tornou um fiasco solene.”

A frustração de James Joyce com a publicação de Dublinenses em 1914 foi fruto de uma década de embates com editores, que exigiam a remoção de palavrões, nomes de lugares reais e até mesmo duas histórias inteiras. Mas Joyce, ainda jovem aos 24 anos, já reconhecia o valor de sua obra e resistiu a qualquer alteração, certo de que modificá-la significaria retardar o curso da civilização na Irlanda.

Seu objetivo era claro: dizer a verdade. Criar um retrato honesto da Irlanda do início do século XX, sem recorrer a eufemismos, para revelar aos próprios irlandeses uma realidade desprovida de romantismo – um passo essencial para a libertação espiritual do país.

Ao longo de quinze contos marcantes, Joyce conduz o leitor por pequenas epifanias do cotidiano: uma morte, um encontro inesperado, uma oportunidade perdida, uma lembrança que ressurge. Juntas, essas histórias compõem um retrato profundo e inesquecível de uma nação e de seu povo.

Metadado adicionado por Editora Alta Books em 04/08/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786555682694 (ISBN do e-book em ePUB)


Metadados adicionados: 04/08/2025
Última alteração: 04/08/2025

Autores e Biografia

Joyce, James (Autor) - James Joyce nasceu em 1882 em Dublin, Irlanda, e é considerado um dos maiores escritores do século XX. Estudou no Belvedere College e depois no University College Dublin. Em 1904, partiu com sua companheira Nora Barnacle para o exílio voluntário na Europa. Viveu em cidades como Trieste, Zurique e Paris. Sua obra inclui, além de Dublinenses, os romances Retrato do Artista Quando Jovem, Ulisses e Finnegans Wake. Faleceu em 1941, em Zurique, deixando um legado revolucionário para a literatura moderna.; Aubert, André Caramuru (Tradutor)

Áreas do selo: AutoajudaEducaçãoGastronomiaHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligião / EspiritismoTeoria e crítica literáriaTurismo

Dedicado à literatura, a Tordesilhas se compromete com a diversidade, revisitando com originalidade autores consagrados, revelando obras de tradições pouco conhecidas, descobrindo o novo em passados remotos, selecionando na criação de hoje o que está fadado à perenidade. Ao mesmo tempo, persegue o apuro na produção dos livros, nossa marca registrada. Com edição rigorosa, tradutores renomados e design gráfico elegante e funcional, buscamos tornar a leitura uma experiência única. Através de cuidadosa curadoria editorial, a Tordesilhas explora o melhor de cada um dos livros publicados, sempre em busca de talentos que possam dialogar com um público amplo sem perder a qualidade narrativa. Além dos clássicos, revisitados com criatividade, publicamos romances, biografias, contos, memórias, teatros e livros de fotografia. Também estão no radar da Tordesilhas escritores nacionais e internacionais que investiguem temas contemporâneos, capazes de nos ajudar a compreender mutações aceleradas do século XXI.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.