Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Memórias do cárcere



Memórias do Cárcere, Graciliano Ramos, literatura brasileira, literatura política, livro de memórias, prisão política, ditadura Vargas, Getúlio Vargas, cárcere, tortura, repressão, censura, perseguição política, Alagoas, romance autobiográfico, denúncia social, crítica ao fascismo, Estado Novo, comunismo, literatura de testemunho, literatura engajada, literatura da prisão, narrativa realista, realismo social, romance de formação, resistência política, memória e história, autobiografia literária, prisão no Brasil, autor preso, política e literatura, literatura carcerária, livros sobre ditadura, cárcere político, testemunho literário, política no Brasil, literatura de resistência, escritor preso, Graciliano, vida de Graciliano Ramos, literatura de não-ficção, memorialismo, prosa literária brasileira, clássicos da literatura brasileira, literatura de denúncia, sofrimento humano, direitos humanos, literatura e opressão, literatura e liberdade, livros sobre liberdade, obras póstumas, publicação póstuma, narrativa histórica


Sinopse

Graciliano Ramos escreve entre grades — e traz à luz uma das maiores obras da literatura brasileira.

Publicado após a morte prematura do autor, Memórias do Cárcere é uma autobiografia inacabada de grande sucesso que retrata a prisão de Graciliano em 1936, em Maceió. Como preso político, o autor permaneceu detido sem acusação formal, sendo uma das vítimas da repressão durante o governo Vargas.

Uma obra que expõe a realidade prisional e as vivências do autor, sua convivência com outros presos, os episódios de tortura e as condições precárias das cadeias por qual passou em Recife e no Rio de Janeiro. A obra também explora o processo de criação e posterior publicação de Angústia, desenvolvida durante o cárcere.

Essas memórias trazem à tona questões importantes sobre justiça, liberdade e resistência, mantendo o livro como uma leitura atual e impactante.

Memórias do Cárcere não é apenas um relato de encarceramento: é um mergulho profundo na alma humana diante da opressão, da humilhação e da tentativa de despersonalização.

Com uma linguagem precisa e contundente, o autor narra os meses em que ficou detido em diferentes presídios do Brasil, expõe os absurdos do regime autoritário e observa com empatia e rigor os companheiros de cela — homens pobres, esquecidos, vítimas de um sistema desigual. Em meio à violência e ao tédio, Graciliano reflete sobre política, literatura, liberdade e a própria condição de escritor.

Conheça a luta e a resistência de Graciliano Ramos, que ao mesmo tempo nos proporciona uma reflexão sobre o sistema prisional e as adversidades enfrentadas por presos políticos.

Metadado adicionado por Editora Alta Books em 14/08/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786555681826 (ISBN do e-book em ePUB)


Metadados adicionados: 14/08/2025
Última alteração: 14/08/2025

Autores e Biografia

Ramos, Graciliano (Autor) - Graciliano Ramos (1892-1953) é um renomado escritor brasileiro. Ele nasceu em Quebrangulo, Alagoas, em 27 de outubro de 1892. Ramos iniciou sua carreira como jornalista e se destacou como escritor durante o período do modernismo brasileiro. Suas obras retratam a vida dos menos privilegiados, principalmente no Nordeste do Brasil. Seu livro mais conhecido, Vidas Secas (1938), aborda a pobreza e as injustiças sociais.Graciliano Ramos é considerado um dos grandes nomes da literatura brasileira e sua escrita é marcada pela objetividade e profundidade. Ele também teve uma atuação política e foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro. Ramos faleceu em 20 de março de 1953, no Rio de Janeiro.

Áreas do selo: AutoajudaEducaçãoGastronomiaHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligião / EspiritismoTeoria e crítica literáriaTurismo

Dedicado à literatura, a Tordesilhas se compromete com a diversidade, revisitando com originalidade autores consagrados, revelando obras de tradições pouco conhecidas, descobrindo o novo em passados remotos, selecionando na criação de hoje o que está fadado à perenidade. Ao mesmo tempo, persegue o apuro na produção dos livros, nossa marca registrada. Com edição rigorosa, tradutores renomados e design gráfico elegante e funcional, buscamos tornar a leitura uma experiência única. Através de cuidadosa curadoria editorial, a Tordesilhas explora o melhor de cada um dos livros publicados, sempre em busca de talentos que possam dialogar com um público amplo sem perder a qualidade narrativa. Além dos clássicos, revisitados com criatividade, publicamos romances, biografias, contos, memórias, teatros e livros de fotografia. Também estão no radar da Tordesilhas escritores nacionais e internacionais que investiguem temas contemporâneos, capazes de nos ajudar a compreender mutações aceleradas do século XXI.

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.