Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Artes visuais na Educação Infantil a partir da Abordagem Triangular



Artes visuais, Educação Infantil, abordagem triangular, pedagogia na sala de aula, educação artística, trabalho manual em sala de aula, perspectiva artística, Ensino de Artes, desenvolvimento do desenho infantil;, audiovisual, contextualização, desenho artístico, interculturalidade, culturas afro-brasileiras, arte participativa, interdisciplinaridade, Arte na educação, arte na sala de aula


Sinopse

Quais são as possibilidades da Abordagem Triangular para o ensino de artes visuais no contexto da Educação Infantil
A pergunta foi disparadora para este projeto, assim como foi também para o curso, com mesmo título, pensado e elaborado para o SESC, em 2021.
No contexto do curso, marcado por diálogos entre especialistas da Arte/Educação, defendemos a ideia de interculturalidade, educação antirracista (com a especial participação do arte/educador e artista Moacir Simplício, como consultor de culturas afro-brasileiras), inclusiva e crítica, aqui também assumidas como marcas da publicação que estamos apresentando.
A publicação também se inscreve como uma possibilidade de continuidade e desdobramento do curso, como outro modo a alcançar, por outras vias, educadores/as, em geral, arte/educadoras, arte/educadores, famílias e pessoas interessadas pela problemática abordada.

Metadado adicionado por Cortez Editora em 22/10/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 22/10/2024
Última alteração: 01/01/2025
Última alteração de preço: 01/01/2025

Autores e Biografia

Barbosa, Ana Mae (Organizador) - Professora Titular Emérita da USP. Atualmente ensina no PPG da Universidade Anhembi Morumbi. Doutora Honoris Causa pela Universidad Nacional de las Artes (UNA)/ Buenos Aires (Argentina) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem Mestrado e doutorado nos Estados Unidos. Ensinou na Yale University e na The Ohio State University. Foi pesquisadora visitante da University of Central England, da Universidade do Texas e da Columbia University. Recebeu a Comenda Nacional do Mérito Científico do MCT (Ministério de Ciências e Tecnologia) e a Comenda Nacional do Mérito Cultural do Brasil; o Prêmio Edwin Ziegfield, USA; o Prêmio Internacional Herbert Read, o Achievement Award pela contribuição e liderança na Arte/Educação nos Estados Unidos, o Prêmio Jabuti (2016),o prêmio Itaú Cultural 30 anos (2017), Prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) 2023, entre outros. Escreveu 25 livros sobre Arte e Arte/Educação.; Lima, Sidiney Peterson F. de (Organizador) - Doutorado, em Artes, pelo Instituto de Artes (2020), Mestre, em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP (2014); Graduado em Pedagogia pela Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)/ Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)-2010. Vice-presidente da Federação de Arte/Educadores do Brasil (gestão 2022-2023). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte/Educação Borrando Fronteiras (GEPABOF). Membro fundador e representante no Brasil do Centre de Recherche d’Éducation Artistique et Société (CREAS). Professor de Artes –Educação Básica - no Instituto Ieda Picon. Professor Colaborador do PROFARTES –IA/UNESP. Tem desenvolvido pesquisas com foco nas Histórias do ensino de Arte e formação docente, em artes visuais, no Brasil e América Latina a partir de temas como: Escolinha de Arte de São Paulo (EASP); Curso Intensivo de arte na Educação (CIAE); Escolinha de Arte do Brasil (EAB); Movimento Escolinhas de Arte (MEA); Arte/Educação; Formação de Professores de artes visuais no Brasil; Pesquisas em/com arquivos, memórias e histórias da Arte na Educação e Arte na Pedagogia.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.