Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Tom Jones



ficção inglesa, literatura clássica, clássicos adaptados, Inglaterra, século XVIII, século 18, Tom Jones, Sr. Allworthy, Master Blifil, Sofia Western, diferença de classes, ficção histórica, adoção, pai adotivo, cobiça, panorama britânico, publicado pela primeira vez em 1749, humor, sátira, narrador irônico, caracterização de época, coming of age, romance de formação, Prateleira: Leituras de Outono, Prateleira: Leituras de Inverno, Prateleira: Leituras de férias, Tradução de: Tom Jones


Sinopse

Tom Jones, um enjeitado de origem desconhecida, foi criado pelo riquíssimo Sr. Allworthy numa mansão no campo.



Um jovem cheio de vida e de bom coração, ele torna-se alvo fácil para a cobiça de Master Blifil, que deseja a riqueza do pai adotivo do rapaz.



Quando se apaixona pela bela Sofia Western, uma moça de status social acima do seu, Tom é expulso de casa e embarca numa aventura singular pelas estradas inglesas, conhecendo as pessoas e as paisagens que compunham o panorama britânico do século XVIII.



Publicado pela primeira vez em 1749, Tom Jones é considerado um dos maiores e mais ambiciosos romances cômicos da literatura inglesa. Seu narrador irônico e participativo e a brilhante caracterização da época representaram uma grande inovação que encanta os leitores até hoje.



Esta edição foi traduzida e adaptada por Clarice Lispector, uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX.

Metadado adicionado por Rocco em 27/10/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 27/10/2025
Última alteração: 10/12/2025

Autores e Biografia

Fielding, Henry (Autor) -

Henry Fielding (1707-1754) nasceu na Inglaterra em uma família de nobres, descendentes dos Habsburgo. Após deixar a faculdade de Direito, começou a escrever peças de teatro que, por seu tom mordaz e satírico, foram duramente criticadas pelo governo britânico. Com a instauração de uma lei que legitimava a censura prévia de seus trabalhos, Fielding retornou à advocacia, porém jamais abandonou suas paródias políticas. Seu primeiro grande sucesso foi Shamela (1741), mas foi com o romance picaresco Tom Jones (1749) que se consagrou como um dos mais relevantes escritores ingleses. O autor faleceu em Portugal, em 1754.

Clarice Lispector (1920-1977) é uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX. Além de ter entrado para o cânone da literatura com obras como A paixão segundo G.H. (1964) e A hora da estrela (1977), Clarice traduziu e adaptou diversos clássicos estrangeiros, como Chamado selvagem, de Jack London, O talismã, de Walter Scott, As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, A ilha misteriosa, de Júlio Verne, e O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde.

; Lispector, Clarice (Tradutor) , Lispector, Clarice (Adaptação)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.