Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Bartleby, o escriturário



Fernando Sabino; clássicos; Prefiro não; novela; clássicos; Tradução de: Bartleby the scrivener; Novelas Imortais; literatura norte-americana; Bartleby


Sinopse

Autor de Moby Dick, ou a baleia branca, seu livro mais conhecido, e de várias outras obras de ficção importantes, mas consideradas demasiado intensas por seus contemporâneos, Herman Melville (1819-1891) é também o criador da emblemática novela Bartleby, o escriturário, que conta a história de um escrivão que se recusa a fazer os trabalhos solicitados pelo patrão, menos por desobediência ou insubordinação que por hábito, com a simples justificativa “Prefiro não”.

O posicionamento de Bartleby, que subverte a ordem das coisas e mergulha num estado crescente de abulia e alienação que tem a morte como único desfecho possível, e a curiosa reação de seu superior, que não o demite, desconcertam o leitor e o levam a uma profunda reflexão.

A obra foi traduzida para a coleção Novelas Imortais por Luís de Lima, que em 1953, por sugestão de Vinicius de Moraes, concebeu, dirigiu e interpretou no Rio e em São Paulo um memorável drama de mímica baseado nesse trabalho.


Metadado adicionado por Rocco em 06/10/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788579800016 (ISBN da Edição anterior)


Metadados adicionados: 06/10/2025
Última alteração: 10/10/2025

Autores e Biografia

Melville, Herman (Autor) , Sabino, Fernando (Organizador) - Herman Melville nasceu em 1º de agosto de 1819, em Nova York. Aos 18 anos, embarcou como camareiro num navio que o levou à Inglaterra. Aos 22, engajou-se na tripulação de um baleeiro para uma viagem de quatro anos pelos mares do Pacífico, mas desertou ao fim de um ano e meio, sendo capturado por canibais nas ilhas Marquesas, experiência que serviu de tema para seu primeiro livro, Typee, a peep at Polynesian life or four months residence in a valle of the Marquesas, de 1846. Depois dele vieram Ommoo, a narrative of adventures in the south seas, de 1847, e White Jacket, or the world in a Man-of-War, de 1850. Em 1851, depois do razoável sucesso alcançado, publicou o monumental Moby Dick, ou a baleia branca, que foi um fracasso de vendas. Escreveu romances, novelas e contos para as revistas da época, dentre os quais se destaca Bartleby, o escriturário, publicado no livro Piazza Tales. Faleceu em 1891, sem conhecer o sucesso que sua obra mais importante, Moby Dick, faria no século XX.; Lima, Luís de (Tradutor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.