Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Mediação penal em casos de violência conjugal
forma de proteção (in)suficiente dos direitos fundamentais da vítima



livro violência doméstica, violencia familiar, mediação penal


Sinopse

Há compatibilidade entre mediação penal e violência conjugal? A mediação penal pode ser considerada uma resposta eficaz, efetiva e suficiente para os conflitos nascidos de atos violentos e que constituem ilícitos penais praticados no seio de uma relação conjugal?
Tentativa de ofertar resposta a esses questionamentos passa, necessariamente, por desnudar uma dicotomia que a violência conjugal escancara: ao tempo em que ela ataca direitos fundamentais da vítima, como a integridade corporal e psíquica, a paz e o bem-estar, a saúde física e mental e, no extremo, a própria vida (feminicídio), os processos punitivos não podem ignorar os já clássicos e consagrados direitos fundamentais do autor da violência, como o devido processo legal, a tutela judicial efetiva, o direito de não declarar ou se autoincriminar, o contraditório, a ampla defesa e a presunção de inocência.
Tendo presente esse panorama, o escrito que segue procura esclarecer se e em que medida a mediação penal para conflitos nascidos da violência conjugal pode representar uma trilha que contemple, satisfatoriamente, essas duas plêiades de direitos.

Metadado adicionado por Editora Mizuno em 04/09/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 04/09/2023
Última alteração: 04/09/2023

Autores e Biografia

Kist, Fabiana (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.