Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Fazer círculos com mãos de ave



Ana Estaregui, poesia contemporânea brasileira, poesia e natureza, ecopoesia, linguagem e corpo, poesia feminina, relações entre humano e animal, espiritualidade da natureza


Sinopse

Num ensaio sobre Dante, T. S. Eliot diz que “a poesia genuína é capaz de comunicar antes de ser entendida”. Isto porque a poesia fala não só à razão, mas ao que em nós vai além do intelecto: corpo, sentidos, emoção, instinto, intuição... Em Fazer círculos com mãos de ave, Ana Estaregui aprofunda sua pesquisa sobre as interações entre natureza e cultura, humano e mais-que-humano, numa escrita não circunscrita a um eu único: “o coração assopra coisas indecifráveis/ dá a ver aquilo que vê/ [...] sem os olhos ensina a pensar/ como pensam os poemas/ como pensam os bichos”.


Essa poética nasce de uma visão de mundo e de linguagem menos antropocêntrica e mais próxima das perspectivas indígenas. Não por acaso, as referências a cantos, crenças, línguas e costumes indígenas proliferam e inspiram muitos dos poemas. Outra ideia forte do livro é a de que “são os poemas que procuram as pessoas/ e não o contrário”. É como se, ao expandir as fronteiras da linguagem e da consciência, a poeta pudesse ouvir a voz da natureza (plantas, animais, elementos) — e a poesia sempre foi o lugar privilegiado para isso: “tenho um pássaro no lugar do coração/ carrego sementes e palha na boca/ ensino espaço/ em troca ele me devolve/ um brevíssimo canto/ regulo o meu ouvido para que ouça”.

Metadado adicionado por Editora 34 em 23/10/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 23/10/2025
Última alteração: 06/11/2025

Autores e Biografia

Estaregui, Ana (Autor) -

Ana Estaregui nasceu em Sorocaba, SP, em 1987. É poeta e doutoranda em Letras pela Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre as relações entre natureza e escrita. Publicou os livros Chá de jasmim (Patuá, 2014, ProAC 2013), Coração de boi (Editora 7Letras, 2016, ProAC 2014, finalista do Prêmio Alphonsus de Guimaraens da Fundação Biblioteca Nacional) e Dança para cavalos (Círculo de Poemas/Fósforo, 2022, Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura na categoria Poesia). Em Portugal, publicou uma edição de Dança para cavalos pela Editora Língua Morta (2022) e, no Chile, Corazón de buey, pela Editorial Aparte (2023). Trabalha organizando grupos livres de escrita e artes visuais.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.