Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Pote de mel e outros poemas



Poesia contemporânea, Leonardo Gandolfi, Literatura brasileira, Leitura e poesia, Poetas brasileiros


Sinopse

O que realmente acontece quando lemos um poema? Se, por um lado, o leitor segue de perto os desenhos que a voz do poeta traça no retângulo do papel, por outro, ele também mira as figuras que essa voz desenha num outro lugar que está, nunca se sabe bem, aquém ou além da página. Mas o que acontece quando as vozes que desenham nos incitam a trocar de lugar com elas?


Os poemas recentes de Leonardo Gandolfi têm uma capacidade incomum de situar o próprio ato de ler no centro dos acontecimentos, de modo que a certa altura nos damos conta de que, enquanto lemos o poema, também somos lidos por ele. Talvez seja isso que o crítico Rafael Zacca identificou como a “força de partilha” dessa escrita, que consegue a proeza de ser “inocência e enigma ao mesmo tempo”.


De Robinson Crusoé e seus amigos (2021) a este Pote de mel e outros poemas, o que salta à vista é o percurso de um poeta que, por meio de um despojamento corajoso, vertical, e em diálogo com a música popular, a literatura e as artes plásticas, dá um passo a mais em direção a uma experiência para a qual todos os adjetivos são inapropriados.


O nome disso, poesia.

Metadado adicionado por Editora 34 em 21/03/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 21/03/2025
Última alteração: 21/03/2025

Autores e Biografia

Gandolfi, Leonardo (Autor) -

Leonardo Gandolfi nasceu em 1981, no Rio de Janeiro, e desde 2013 mora em São Paulo, onde é professor de literatura no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Publicou os livros de poemas No entanto d’água (7Letras, 2006), A morte de Tony Bennett (Lumme Editor, 2010), Escala Richter (7Letras, 2015) e Robinson Crusoé e seus amigos (Editora 34, 2021). Teve editado na Argentina La muerte de Tony Bennett (tradução de Paloma Vidal, Ediciones Lux, 2021). Foi o responsável pela organização e o posfácio da antologia O coração pronto para o roubo: poemas escolhidos (Editora 34, 2018), de Manuel António Pina, e escreveu o livro sobre esse mesmo poeta para a coleção Ciranda da Poesia (Eduerj, 2020). Organizou, com Claudio Leal, Cancioneiro geral (Círculo de Poemas, 2024), reunião de livros e canções de José Carlos Capinan, e, com Jhenifer Silva, Faça um samba enquanto o bicho não vem: poemas para Sérgio Sampaio (Telaranha Edições, 2024), antologia de poesia contemporânea em homenagem ao músico e compositor capixaba. Ao lado de Marília Garcia, idealizou e coordenou a Luna Parque Edições. Foi também um dos criadores da coleção de livros e plaquetes Círculo de Poemas, que em seus dois primeiros anos (2022-2023) foi um projeto conjunto das editoras Luna Parque e Fósforo.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.