Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O antropoceno e as humanidades



relações entre a sociedade e a natureza, mudanças na biosfera, Antropoceno


Sinopse

Das obras de Karl Marx e Charles Darwin, no século XIX, até o recente best-seller O despertar de tudo, de David Graeber e David Wengrow, muito se tem discutido sobre as relações entre a sociedade humana e a natureza. Com o advento do Antropoceno — ou Capitaloceno, como querem alguns —, época em que os seres humanos passaram a ser o principal vetor de mudanças na biosfera, o que era uma discussão teórica passou a ser uma questão de sobrevivência, tendo em vista os crescentes desequilíbrios ecológicos e climáticos que afetam nosso planeta.
Se as ciências “duras” foram objeto do livro anterior de José Eli da Veiga, neste o foco volta-se para as ciências humanas. Como as Humanidades têm encarado o Antropoceno? Quais os vínculos possíveis entre os homens e os outros seres vivos? Como os estudos biológicos e sociológicos podem se complementar? Como a espécie humana evoluiu até aqui e qual é seu futuro?
O Antropoceno e as Humanidades procura fazer um balanço crítico das diversas correntes do pensamento contemporâneo, discutindo as obras de dezenas de autores — como Peter Corning, Jared Diamond, Alf Hornborg, Ulrick Beck, Bruno Latour, Martin Rees e Patrick Tort —, e oferecendo ao leitor brasileiro uma porta de entrada para os debates mais atuais que vem ocorrendo sobre o tema na comunidade científica mundial.

Metadado adicionado por Editora 34 em 21/03/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 21/03/2023
Última alteração: 01/07/2023
Última alteração de preço: 01/07/2023

Autores e Biografia

Veiga, José Eli da (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.