Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Testamento vital



Testamento, Ortonásia, COVID, Eutanásia, Última Vontade


Sinopse

SOBRE A OBRA

Mergulhei em um processo cujo título atribuído por mim ao arquivo de Word foi “tudo novo de novo”. Porque foi um processo novo. De novo. Um novo olhar, uma nova pesquisa, uma nova pesquisadora escrevendo.
Foi um mergulho profundo no Tempo. Fui ao passado, resgatando o consentimento informado e caminhando com ele até chegar na autonomia prospectiva. No presente, encontrei-me com o testamento vital no direito comparado e no atual estágio do ordenamento jurídico e da deontologia médica brasileira. Em uma tentativa de olhar para o futuro, parto das reflexões sobre a – ainda atual – pandemia da Covid-19 para tratar sobre o testamento vital eletrônico, o testamento vital em vídeo, o testamento vital a partir do legal design e, finalmente, sobre a tomada de decisão compartilhada.
Os leitores que acompanharam edições anteriores perceberão, ainda, uma mudança fundamental: não apresento mais um modelo de testamento vital, pois, como eu afirmo no capítulo 3 os modelos que eu apresentei “foram interpretados como fórmulas prontas à espera de uma pessoa que marcasse um ‘x’ ou escolhessem seus tratamentos conforme a meteorologia do dia”. Aqui, na sexta edição, vocês não encontrarão modelos.
(...)

Reafirmo as palavras que escrevi na quinta edição: “Hoje, entendo que o testamento vital é um instrumento de autoconhecimento. Mais do que um documento jurídico. Mais do que um papel que vincula os profissionais de saúde. É a possibilidade de nos reconhecermos mortais e de nos enquadrarmos dentro das estatísticas mundiais: temos mais chances de morrer de câncer ou de doença crônica avançada do que de morte violenta. Temos mais chances de precisarmos de cuidados do que de morrermos subitamente.”
Saber as bases jurídicas, éticas, bioéticas e biomédicas é um dever de todos os profissionais do direito e da saúde. Respeitar o testamento vital de um familiar é um ato de amor. Fazer seu próprio testamento vital é um ato de autocuidado e de afeto com os nossos afetos. São esses os meus desejos com essa nova edição: saibam, cumpram seus deveres, respeitem, façam! e, acima de tudo, vivam biograficamente “enquanto vocês respirarem”

Metadado adicionado por Editora Foco em 23/11/2021

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9788582424155 (ISBN da Edição anterior)


Metadados adicionados: 23/11/2021
Última alteração: 20/12/2021

Autores e Biografia

Dadalto, Luciana (Autor)

Áreas do selo: Concurso públicoEducaçãoHumanidadesLiteratura nacionalTécnicos

A Editora Foco tem como objetivo principal ajudar o estudante a alcançar seus objetivos. A editora acredita que os objetivos somente são alcançados quando se possui foco, planejamento e perseverança. Para que você tenha foco, nossa editora prepara obras específicas. Isso significa que você tem sempre à disposição obras sob medida para a sua empreitada. Para que você possa fazer um planejamento, nossa editora prepara obras com escolha de temas, divisões, subdivisões e organização, que permitem traçar um plano de vôo adequado, harmonioso e com resultados. Para que você tenha perseverança, nossa editora prepara obras que ajudam a entender, com simplicidade, as questões mais difíceis. Além disso, ficamos à disposição para tirar eventuais dúvidas existentes de nossos textos e comentários. Tudo para que você mantenha sempre a chama acesa até alcançar sua meta. Para fazer tudo isso, contamos com autores competentes, experientes e alinhados com nossa filosofia de trabalho. Além disso, criamos um portal de atendimento seguro, rápido e fácil, que te apóia nas compras, no acompanhamento dos pedidos e no que mais você precisar depois de adquirida a obra. Enfim, a editora Foco Jurídico nasceu para ser sua parceira. Nosso foco é o seu sucesso!

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.