Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

O fluxo e a cesura
um ensaio em linguística, poética e psicanálise



Psicanálise; poesia


Sinopse

"O que é a língua se a poesia existe?". Guiado por essa pergunta e percorrendo os trabalhos de linguistas célebres como Ferdinand de Saussure (considerado fundador da linguística moderna) e Roman Jakobson (chamado, por Haroldo de Campos, de poeta da linguística), O fluxo e a cesura propõe uma trama de reflexões fundamentais tanto aos estudos da linguagem quanto à psicanálise. Num diálogo com o clássico O amor da língua, de Jean-Claude Milner, Paulo Sérgio de Souza Jr., interessado por aquilo que o poético ilumina acerca do funcionamento da linguagem, revisita elaborações feitas por linguistas, escritores e loucos, assim como por analistas como Sigmund Freud e Jacques Lacan, a fim abordar os conceitos saussurianos de língua e fala, a ideia jakobsoniana de função, bem como as noções psicanalíticas de equívoco, lalíngua e letra. Nesse mesmo movimento, em que a poesia é pensada como violência à cristalização do uso na linguagem, a clínica psicanalítica ressoa transversalmente, suscitando pensar a sua prática enquanto linguística e a sua efetividade enquanto poética.

Metadado adicionado por Blucher em 14/04/2023

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786555063370 (ISBN do e-book em ePUB)
9786555063387 (ISBN do e-book em PDF)


Metadados adicionados: 14/04/2023
Última alteração: 08/11/2023

Autores e Biografia

Souza Jr., Paulo Sérgio de (Autor)

Sumário

Prefácio

Apresentação

Introdução



1. A Medusa e o espelho: Ferdinand de Saussure e a diferença

2. Tântalo e a iminência: Roman Jakobson e a simetria

3. Cassandra e o porvir: Jacques Lacan e o poético



Referências bibliográficas

Ilustrações

Índice onomástico

Índice remissivo



Áreas do selo: ArtesEducaçãoGastronomiaHumanidadesIdiomas e referênciaInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalSaúde, esporte e lazerTécnicosTeoria e crítica literária

Nestes 60 anos de existência, a Editora Blucher tem reafirmado constantemente o seu compromisso com a ciência e com a democratização do conhecimento. Já são mais de 1500 livros publicados, 17 prêmios Jabuti conquistados e diversos livros reconhecidos e adotados por ilustres professores de diversas áreas do conhecimento.

Sempre em sintonia com a comunidade acadêmica, a editora nunca parou de inovar. Hoje, atuando em diversas plataformas, publica livros técnicos, pesquisas científicas, artigos acadêmicos e proceedings nos formatos: digital offline (CD e pen drive), digital online (e-book, DRM free, Open Access) e impresso (tradicional e on demand).

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.