Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

Livro Impresso

Fanon e a Revolução Argelina
como a luta anticolonial africana forjou a voz dos condenados da terra



frantz fanon, revolução, argelia, politica, esquerda, africa, brasil, anticolonial, condenados da terra, lutas de libertação, revolução magrebina, guerra da argelia, revolução argelina, colonialismo, colonialidade, descolonialismo, decolonialidade, decolonial, descolonial, fanon, psiquiatria, racismo, antirracismo


Sinopse

Este livro tem muitos méritos e não poderia ter sido escrito por um intelectual mais qualificado. Walter Lippold dedicou a sua vida à docência, ao hacktivismo, em defesa do conhecimento livre mas, sobretudo, ao estudo e difusão do pensamento de Frantz Fanon no Brasil. O seu trabalho com o professor Orson Soares junto ao coletivo Fanon disponibilizando textos fanonianos, datam um período em que o nome desse autor ainda não era tão conhecido. Nada mais justo que ele se interessasse, em sua pesquisa seminal, pela relação do revolucionário martinicano Frantz Omar Fanon (1925-1961) com a produção coletiva e circulação de ideias revolucionárias durante a luta de libertação da Argélia. A sua aposta – e veremos que ele tem razão – é que esse processo tem muito mais a ver conosco e com os nossos dias do que possamos imaginar.

Mas um livro não se justifica, apenas, pela importância e intenções de seu autor, mas sim pela sua contribuição a determinado campo de saber. É pois exatamente, aqui que repousa o maior dos méritos de Fanon e a Revolução Argelina. Em primeiro lugar, esta obra se distingue pela pouca existência de estudos sobre as lutas de libertação africana no Brasil, sobretudo, em relação à experiência argelina. Como se não bastasse, os poucos estudos existentes focam em intelectuais franceses como Sartre, Beauvoir, Camus, e Bourdieu e não os processos endógenos à própria revolução magrebina. Como será demonstrado brilhantemente por Lippold, no entanto, os acontecimentos por ele estudados foram decisivos para a história passada e recente do Brasil. Em segundo lugar, o estudo se agiganta pela contribuição singular que oferece ao entendimento da vida e obra de Frantz Fanon. Neste caso, pode-se afirmar, sem sombra de dúvidas, que o presente trabalho é um divisor de águas aos chamados Estudos Fanonianos.

Metadado adicionado por Autonomia Literária em 15/12/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 15/12/2025
Última alteração: 15/12/2025

Autores e Biografia

Lippold, Walter (Autor) - Walter Lippold é doutor em história e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense e do Núcleo Reflexos de Palmares da Universidade Federal de São Paulo; Beloni, Manuela (Editor) , Ameni, Caue Seignemartin (Editor) , Albuquerque, Hugo (Editor) , Fernandes, Biana (Diagramador) , Dinelli (Capista) , Gonzo, Amauri (Revisor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.