Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

O Museu da Rendição Incondicional



autora croata, nacionalismo croata, guerra iugoslávia, tradução direta do original, Neustadt, escritora mulher, relação mãe e filha, El Museo de la Rendición Incondicional, Le Musée des redditions sans condition, ditaduras, guerra nos bálcãs, ex-Iugoslávia, Kiš, estrangeiro, refugiado, literatura croata, dubravca, nacionalismo sérvio, ukresic, Nabokov, deslocamento, campanha difamatória, nacionalismo, dupla cultura, György Konrád, diário, refugiados na europa, pertencimento, Il museo della resa incondizionata, desenraizamento, The Museum of Unconditional Surrender, literatura estrangeira, Kundera, Gógol, escritora no exílio, anos 90, Handke, Man Booker International Prize, ugresic, Das Museum der bedingungslosen Kapitulation, Bábel, Krleža, Pasternak, exílio, memória, croácia, candidata ao prêmio nobel, servo-croata, guerras do século XX, leia mulheres, anos 1990, Brodsky


Sinopse

“Ugrešić é uma escritora a ser observada, uma autora que merece ser celebrada.” – Susan Sontag, escritora “Um livro de beleza perturbadora, impactante, nada convencional”. – Mercedes Monmany, crítica literária Em 1961, morreu Roland, a morsa do Zoológico de Berlim. No estômago do animal foi encontrada uma série de objetos insólitos: um isqueiro cor-de-rosa, quatro palitos de sorvete, um broche em formato de poodle… O Museu da Rendição Incondicional inicia-se com a descrição desse curioso inventário como forma de apresentar o próprio livro — uma coleção de fragmentos, lembranças, anedotas e episódios dispersos que aos poucos estabelecem relações entre si. Uma mãe que vive em Zagreb durante a guerra mantém um diário e pensa na filha, que se mudou para Berlim. Esta, por sua vez, revê álbuns de fotografia antigos e imagina a fuga da mãe da Bulgária para a Iugoslávia meio século antes. Além disso, descreve um encontro amoroso em Lisboa, em meio a receitas, cartas, relatos da guerra da Iugoslávia, ensaios sobre arte e literatura. Alternando entre o cômico, o melancólico e o mordaz, O Museu da Rendição Incondicional é uma crônica da vida no exílio, e descreve com maestria a vida daqueles que habitam as brechas entre duas culturas. É o principal romance da premiada escritora Dubravka Ugrešić que, assim como a narradora, nasceu na ex-Iugoslávia, de mãe búlgara e pai croata. No início da década de 1990, com a deflagração da guerra, posicionou-se contra os nacionalistas e, após sofrer uma campanha difamatória, teve de deixar o país. Viveu em várias cidades até se estabelecer definitivamente em Amsterdã. O romance, escrito em 1996 numa língua que ainda se denominava servo-croata e era o principal idioma da ex-Iugoslávia, teve tradução direta do original.

Metadado adicionado em 18/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/07/2025
Última alteração: 18/07/2025

Autores e Biografia

Ugrešic, Dubravka (Autor) , Jovanovic, Aleksandar (Tradutor) , Monmany, Mercedes (Posfácio) , Mendonça, Oga (Projeto gráfico)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.