Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Adeus, Maria e outros contos



Maria Rundo, campos de extermínio, Zona de interesse, O mudno de pedra, autobiografia, guerra, Timothy Snyder, holocausto, Junters, história da Europa, totalitarismo, bem e mal, O leitor, Steven Spielberg, campo de concentração, Ausência de destino, baseado em fatos reais, Roman Polanksi, relato de sobrevivente, A vida é bela, 80 anos da Segunda Guerra Mundial, civilização e barbárie, ficção de testemunho, Tadeuzs Borowsky, Untermensch, Pożegnanie z Marią i inne opowiadani, The Pacific, The Man in the High Castle, sobre o conceito de história, sibéria, Para o gás, senhoras e senhores, para o gás, Andre Comte-Sponville, Adeus, Maria, As pessoas que iam, O pianista, Andrzej Wajda, Ladies and Gentlemen, Sem destino, A lista de Schindler, Holodomor, O menino do pijama listrado, Hitler, literatura de Holocausto, Morte em Berlim, homem laguerizado, Um dia em Harmenze, Paisagem após a batalha, testemunho, banalidade do mal, Walter Benjamin


Sinopse

Adeus, Maria e outros contos, do polonês Tadeusz Borowski (1922-1951) oferece um relato profundo e preciso da vida nos campos de concentração nazistas, baseado em sua própria experiência. Seus contos, uma obra-prima da literatura polonesa, permaneceram inéditos no Brasil. As histórias impressionam por retratar não apenas as atrocidades, mas também as minúcias do cotidiano de Auschwitz e similares. São aquelas histórias que nem sempre aparecem em primeiro plano – os pequenos comércios e contrabandos, os privilégios e corrupções, os golpes, roubos e demais expedientes praticados tanto por carcereiros quanto prisioneiros, por kapos ou ajudantes. Todos tentando sobreviver, como podem, à barbárie – com diferentes graus de cinismo, crueldade e desespero. Os contos abordam desde o cotidiano no gueto de Varsóvia até a vida nos campos de extermínio e, posteriormente, em campos de refugiados na Alemanha. O narrador, Tadek, um intelectual não judeu, apresenta uma visão cínica e pragmática dos horrores que presencia. Borowski nasceu em Jitomir, atual Ucrânia, em 1922, de família polonesa, e viveu diversas atrocidades do século XX, incluindo a deportação dos pais para campos de trabalho soviéticos. Durante a ocupação nazista, envolveu-se, como Tadek, na resistência polonesa e foi preso, enviado para Auschwitz e Dachau. Depois da guerra, voltou à Polônia, onde se dedicou à carreira de escritor. Em 1951 suicidou-se, abrindo o registro de gás do fogão de sua casa.

Metadado adicionado em 18/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/07/2025
Última alteração: 18/07/2025

Autores e Biografia

Borowski, Tadeusz (Autor) , Pena, Matheus Moreira (Tradutor) , Kilanowski, Piotr (Posfácio) , Custodio, Julia (Projeto gráfico)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.