Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Nas profundezas – Coleção Acervo



literatura e pintura, Edmond de Goncourt, infanticídio, vampirismo, pedofilia, fragmentação, adultério, arte, cristianismo, sarcasmo, naturalismo, ocultismo, paris, pessimismo, ciclo de Durtal, escritores excêntricos, Durtal, crítica de arte, sexo, Joana D’Arc, Academia Goncourt, necrofilia, Gustave Flaubert, Émile Zola, tortura, catolicismo, Santo Agostinho, Gilles de Rais, Dorian Gray, dândi, França, religião e ciência, espiritualismo, Submissão, decadentismo francês, sodomia, romance moderno, polêmicos, alquimia, missa satânica, interpretação dos sonhos, Decadentismo, dandismo, ironia, astrologia, Houellebecq, conversão religiosa, fin-de-siècle, pinturas, missa negra, satanismo


Sinopse

Inédito no Brasil, romance de escritor decadentista francês aborda um assunto que desafiava a racionalidade científica e vinha despertando interesse entre alguns setores da sociedade francesa no final do século XIX: o satanismo J.-K. Huysmans (1848-1907) é considerado o escritor máximo do Decadentismo francês, movimento de reação ao Naturalismo e à sociedade tecnológica de massas que se anunciava no final do século XIX. No romance Nas profundezas (1891), traduzido pela primeira vez no Brasil, o escritor voltou-se para um assunto que desafiava a racionalidade científica e despertava interesse entre alguns setores da sociedade francesa: o satanismo. “Que época estranha!”, observa um dos personagens. “Justamente no momento em que o positivismo atinge seu auge, o misticismo desperta e têm início as loucuras do oculto!” O escritor Durtal, alter ego do próprio Huysmans, encontra-se em meio a pesquisas para uma biografia do satanista medieval Gilles de Rais, acusado de estuprar e degolar centenas de crianças. Em um dos capítulos dessa história que se passa em Paris, o autor descreve uma missa satânica, feita, segundo ele, de acordo com uma experiência verídica. Foi um dos motivos da notoriedade do livro, que causou escândalo e chegou a ter a venda proibida na França.

Metadado adicionado em 18/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/07/2025
Última alteração: 18/07/2025

Autores e Biografia

Huysmans, J.-K. (Autor) , Pinheiro, Mauro (Tradutor) , Catharina, Pedro Paulo (Posfácio) , Gráfico, Bloco (Projeto gráfico)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.