Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

Livro Impresso

Novelas trágicas – Coleção Acervo



crueldade, moral, Rousseau, Aline e Valcour, novelas, ficção século XVIII, perversidade, imoral, erotismo, narrativas morais, incesto, Bem e Mal, gêneros textuais, libertinagem, Cândido Voltaire, textos desconhecidos, Século das Luzes, A filosofia na alcova, sacanagem, romances sentimentais, Vigiar e Punir, novels, binarismo, indiferença, erotismo cruel, trágico, parábola, A vida de Marianne, 120 dias de Sodoma, sádico, Nietzsche, origem do romance, Os crimes de amor: novelas heróicas e trágicas, textos sádicos, fábula, autor libertino, Freud, Michel Foucault, romances curtos, cultura ocidental, desejo, Justine, sadismo, textos inéditos, erótico, contrato ocidental, Marivaux, triunfo do bem


Sinopse

Em busca de reconhecimento literário e para escapar das acusações de libertinagem e depravação, Marquês de Sade produziu diversas novelas que dialogam com as regras de pudor e decência do século XVIII A primeira singularidade das Novelas trágicas reunidas aqui é que se tratam de textos do Marquês de Sade (1740-1814) destituídos de descrições de atos sexuais e torturas. Todas elas foram escritas entre 1787 e 1788, enquanto seu polêmico autor estava preso na Bastilha — onde passou, aliás, boa parte de sua vida. Ao que tudo indica, Sade redigiu essas novelas em busca de reconhecimento literário e para convencer a opinião pública de que não era o autor de livros obscenos que circulavam anonimamente. O projeto de narrar histórias "contidas nas regras do pudor e da decência" rendeu dezenas de novelas e contos, deixados em cadernos manuscritos. A leitura dos textos reunidos aqui deixa claro que Sade cumpriu com dedicação os requisitos que elegeu como obrigações dramáticas do romance, sobretudo compor "personagens vigorosos que, joguetes e vítimas daquela efervescência do coração conhecida com o nome de amor, nos mostram dele, de uma só vez, os perigos e os infortúnios". Na alma e na ação dos personagens, contudo, esconde-se o mesmo escritor subversivo e cruel das páginas libertinas.

Metadado adicionado em 18/07/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 18/07/2025
Última alteração: 18/07/2025

Autores e Biografia

Sade, Marquês de (Autor) , Zansky (Ilustrador) , Barros, André Luiz (Tradutor) , Barros, André Luiz (Posfácio) , Gráfico, Bloco (Projeto gráfico)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.