Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Os assassinatos da rua Morgue e outros casos de C. Auguste Dupin



Edgar Allan Poe, Detetive Literário, C. Auguste Dupin, Raciocínio Investigativo, Mistérios Policiais, Sherlock Holmes, Hercule Poirot, Contos Clássicos, História Policial Pioneira, True Crime, Trilogia de Dupin, O Mistério de Marie Rogêt, A carta roubada, Os Assassinatos da Rua Morgue, Poe e o Gênero Policial, Histórias de True Crime de Edgar Allan Poe, Método de Raciocinação de Dupin, Antologia de C. Auguste Dupin, Início da Literatura Investigativa


Sinopse

Antes mesmo do termo “detetive” ser cunhado na literatura, Edgar Allan Poe – um escritor além de seu tempo – nos apresentou o personagem C. Auguste Dupin, um excêntrico investigador criminal francês, notável por sua inteligência, capaz de solucionar grandes mistérios por meio de um método descrito pelo autor como “raciocinação”, que seria a mistura entre um raciocínio lógico e uma imaginação aguçada, criando uma verdadeira máquina cerebral capaz de desvendar os mais emaranhados crimes.

O personagem serviu de inspiração para os outros detetives que o sucederam na literatura até os dias atuais, incluindo Hercule Poirot, de Agatha Christie e, especialmente, o lendário Sherlock Holmes, personagem criado por Sir. Arthur Conan Doyle.

Dupin mora em Paris com um amigo próximo, um narrador anônimo de suas aventuras (note a relação entre Sherlock Holmes e Dr. John H. Watson). O personagem, não é, de fato, um investigador profissional, e suas motivações variam ao longo das narrativas. Em Os assassinatos da rua Morgue, ele empreende sua investigação por mero prazer e com o objetivo de demonstrar a inocência de um homem injustamente acusado, recusando-se a aceitar qualquer recompensa por seus serviços. Entretanto, em A carta roubada, Dupin parte deliberadamente em busca de uma recompensa em troca de sua ajuda.

Os assassinatos da Rua Morgue e outros casos de C. Auguste Dupin reúne todos os contos clássicos de Poe protagonizados pelo personagem, a trilogia escrita entre 1841 e 1844: Os assassinatos da Rua Morgue – que é considerada a primeira história policial e investigativa a ser publicada –, O mistério de Marie Rogêt – primeira história a ser escrita do gênero que hoje chamamos de true crime, também conhecido como crime real, onde o autor se dedica a explorar casos criminais verídicos, no caso, o assassinato real de Mary Roges –, e A carta roubada.

Metadado adicionado por Cartola Editora em 29/01/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786554370615 (ISBN de edição brochura)


Metadados adicionados: 29/01/2024
Última alteração: 26/11/2024
Última alteração de preço: 15/08/2024

Autores e Biografia

Poe, Edgar Allan (Autor) , Editora, Cartola (Editor) , Barros, Rodrigo (Tradutor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.