Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
[email protected]

eBook

Por que acreditamos na sorte



Sorte, Acaso, Psicologia, Neurociência, Controle, Heurística, Cultura, Ciência


Sinopse

A maioria de nós, por mais racionais que nos consideremos, tem um amuleto da sorte, um ritual de boa sorte ou algum costume que seguimos na esperança de que traga um bom resultado. Será que a ideia de sorte é apenas uma forma de tentarmos impor ordem ao caos? Vivemos em um mundo de acasos e coincidências, reviravoltas boas e ruins, com resultados tão aleatórios quanto uma jogada de dados — ou será que nossas crenças podem de fato influenciar a sorte?

Por que acreditamos na sorte revela como a psicologia e a neurociência explicam o significado da sorte. Barbara Blatchley investiga como as pessoas reagem a eventos aleatórios em diversas circunstâncias e examina evidências de que acreditar na sorte pode nos ajudar a lidar com a falta de controle.

Ela conta histórias de pessoas sortudas e azaradas — que ganharam na loteria várias vezes, sobreviveram a sete experiências de quase morte ou encontraram uma múmia neandertal aparentemente amaldiçoada — e também os acasos científicos que mudaram profundamente nosso conhecimento sobre o cérebro.

Blatchley analisa nossa dificuldade em compreender o que é aleatório, a história da sorte em diferentes culturas e religiões, os benefícios surpreendentes do pensamento mágico e muitos outros temas. Oferecendo uma nova visão sobre como o cérebro lida com o inesperado, Quais são as chances? mostra por que uma crença aparentemente irracional pode — dedos cruzados — nos ajudar a enfrentar um mundo imprevisível.

Metadado adicionado por Editora Alta Books em 15/08/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786554273381 (ISBN do Livro Impresso)


Metadados adicionados: 15/08/2025
Última alteração: 15/08/2025

Autores e Biografia

Blatchley, Barbara (Autor)

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.