Precisa de ajuda?

+ 55 11 5420-1808
contato@bookinfo.com.br

eBook

A filosofia política de Michael Oakeshott



Michael Oakeshott, conservadorismo, filosofia política, racionalismo, ceticismo, liberalismo


Sinopse

A filosofia política de Michael Oakeshott é marcada pela defesa da liberdade individual, pela crítica às abstrações racionalistas e pela valorização das tradições como guias práticos da vida em sociedade. Em um mundo onde ideologias frequentemente se tornam rígidas e sufocantes, Oakeshott nos convida a compreender a política não como engenharia social ou projeto utópico, mas como uma atividade civilizadora, sustentada pelo diálogo contínuo entre experiência, história e prática.
Este livro apresenta de forma clara e acessível as principais ideias do pensador inglês, reconhecido como um dos mais influentes teóricos conservadores do século XX. Ao longo da obra, o leitor encontrará reflexões sobre a natureza da política, a relação entre indivíduo e Estado, o papel das tradições e a importância de um ceticismo prudente diante de promessas totalizantes.

Mais do que uma introdução ao pensamento de Oakeshott, esta obra é também um convite à reflexão crítica sobre os rumos da política contemporânea. Ao destacar a atualidade de suas ideias, o livro demonstra como sua filosofia continua sendo um recurso valioso para compreender os desafios do presente, oferecendo ao leitor uma perspectiva que privilegia a moderação, o equilíbrio e o valor da experiência compartilhada.

Metadado adicionado por Editora Alta Books em 29/10/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

9786554273244 (ISBN do Livro Impresso)


Metadados adicionados: 29/10/2025
Última alteração: 15/12/2025

Autores e Biografia

Pondé, Luiz Felipe (Autor) , Martins, Andrei Venturini (Autor) , Garschagen, Bruno (Autor) , Ferreira, Gabriel (Autor) , Espada, João Carlos (Autor) , Almeida, Carlos Marques de (Autor) , Coutinho, João Pereira (Autor) , Fuller, Timothy (Autor) - Esta coletânea apresenta uma introdução robusta ao pensamento de Michael Oakeshott, articulando filosofia política, moral e história com ensaios de autores brasileiros e portugueses. Os textos exploram a crítica de Oakeshott ao racionalismo na política, a tensão entre fé e ceticismo e a relação entre liberdade, lei e individualidade. Situando Oakeshott no diálogo contemporâneo, a obra ilumina as implicações do conservadorismo liberal para democracias em mudança e oferece uma ponte entre teoria e prática para estudantes e pesquisadore(a)s.; Bueno, Luiz (Organizador) - Luiz Bueno é doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso (Chile) e graduado em Filosofia Pura pela Universidade de São Paulo. É docente de Filosofia na FAAP. Coordenador do Núcleo de Filosofia Política do Labô – Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundasp/PUC-SP, cuja linha de pesquisa se concentra em Filosofia Política da tradição Anglo-Saxônica. O autor também pesquisa Filosofia da Religião, Ética e Filosofia Contemporânea.

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.