Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Projeto nacional contra a quase estagnação: Juros e câmbio, para o investimento privado, e aumento do investimento público



Desenvolvimento econômico - Brasil 2. Desigualdade - Brasil 3. Economia política 4. Investimentos - Brasil 5. Macroeconomia I. Título.


Sinopse

A EDITORA CONTRACORRENTE tem a satisfação de anunciar o lançamento do livro “Projeto Nacional Contra a Quase-Estagnação: juros e câmbio, para o investimento privado, e aumento do investimento público”, do aclamado Professor Bresser-Pereira.
Nesta precisa obra, o autor explica o processo de violenta desindustrialização iniciado na década de 1980, em vista do qual o Brasil passou a crescer menos do que os países ricos e menos ainda do que a média dos chamados países em desenvolvimento, e apresenta, por meio do método histórico-dedutivo ou histórico-estrutural, que se opõe ao método hipotético-dedutivo ou a priori, um projeto nacional de desenvolvimento, tendo como base uma série de políticas públicas que poderiam ser tomadas para superar o marasmo econômico.
Voz fundamental e incontornável do debate público brasileiro, Bresser-Pereira também publicou pela Editora Contracorrente a obra “Novo Desenvolvimentismo: introduzindo uma nova teoria econômica e economia política” (2024).


Metadado adicionado por Editora Contracorrente em 07/04/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 07/04/2025
Última alteração: 07/04/2025

Autores e Biografia

Bresser-Pereira, Luiz Carlos (Autor) - Luiz Carlos Bresser-Pereira é professor emérito da Fundação Getúlio Vargas, onde pesquisa e ensina teoria econômica e teoria política desde 1959. Foi Ministro da Fazenda (1987), Ministro da Administração Federal e Reforma do Estado (1995-98) e Ministro da Ciência e da Tecnologia (1999). É doutor honoris causa pela Universidade de Buenos Aires. Recebeu o prêmio Juca Pato de melhor intelectual do ano, em 2015. É autor, entre outros livros, de “Construindo o Estado Republicano” (2004), “Macroeconomia da Estagnação” (2007), “Globalização e Competição” (2009), “Macroeconomia Desenvolvimentista” (2014, com José Luis Oreiro e Nelson Marconi) e “A Construção Política do Brasil” (2015). Pela Editora Contracorrente publicou “Novo Desenvolvimentismo: introduzindo uma nova teoria econômica e economia política” (2024). Suas pesquisas atualmente concentram-se no novo desenvolvimentismo, sua macroeconomia e sua economia política.

Sumário

INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I - QUASE-ESTAGNAÇÃO
1.1 Quase-estagnação
1.2 Novos fatos históricos e quase-estagnação
1.3 O caso das tarifas de importação
1.4 Populismo econômico
CAPÍTULO II - A ECONOMIA POLÍTICA DO CÍRCULO VICIOSO DA ESTAGNAÇÃO
2.1 Os atores
2.2 O desestímulo ao investimento privado
2.3 Poupança e investimento público
2.4 E o Congresso?
2.5 O círculo vicioso se fecha
CAPÍTULO III - PROJETO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO
3.1 Nacionalismo e acordo nacional
3.2 Um projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil?
CAPÍTULO IV - O PROJETO NACIONAL NO PLANO ECONÔMICO
4.1 Política fiscal para o investimento público
4.2 Uma política cambial para o investimento privado
4.3 Juros, câmbio e doença holandesa
4.4 Virada desenvovimentista e política industrial
4.5 Voltar ao modelo de substituição de importações
4.6 E a desigualdade?
CONCLUSÃO
APÊNDICE
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



Áreas do selo: EducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligiãoTécnicos

Em um ambiente marcado pela massificação e pela profunda mercantilização do conhecimento, a editora Contracorrente encarna uma proposta radicalmente alternativa. Avessos às simplificações que contaminam a produção literária, buscamos conteúdo de qualidade, apostamos em novos talentos, promovemos traduções de grandes obras estrangeiras, produzimos edições bem cuidadas e valorizamos os nossos autores. Tudo isso, em rigor, é um tributo à inteligência e sofisticação de nossos leitores, cuja fiel companhia agradecemos imensamente. Rafael Valim Gustavo Marinho Camila Valim "Navegar é preciso; viver não é preciso". (Fernando Pessoa)

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.