Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Niède Guidon: a arqueóloga da humanidade



História, infantil, Mulheres


Sinopse

A Editora Contracorrente apresenta mais um livro do selo infantil Do Contra, o terceiro volume da coleção Mulheres Insubmissas, apresenta “Niède Guidon: a arqueóloga da humanidade”. O texto é das escritoras Valeska Zanello e Ana Míriam Wuensch, com ilustrações de Maria Clara Palma.

O objetivo da coleção é contar histórias de mulheres corajosas do nosso país, revelando ao público infanto-juvenil que o papel das mulheres não é apenas o do matrimônio e da maternidade, mas sim o que elas quiserem.

Nascida em Jaú, no interior de São Paulo, e origem francesa, Niède tinha o espírito livre, insubmisso, não aceitava a imposição da necessidade de ter um comportamento diferente apenas pelo fato de ser menina. Perdeu cedo a mãe e avó, suas referências. Aos 18 anos estudou Ciência Natural e Biologia, na Universidade de São Paulo. Nessa época, arrumou um emprego e foi morar sozinha. Trabalhou na sessão de pré-história do Museu do Ipiranga. Partiu para a França e fez uma especialização em pré-história. Fez muitas viagens, estudou povos originários e ganhou reconhecimento internacional como arqueóloga. Atualmente, vive no Parque da Serra da Capivara, onde inspira muitas meninas da comunidade. Aposentada, vive entre bodes, cabras, galinhas, porcos, cachorros e gatos no Parque que ela mesma ajudou a criar.

Foi indicada para prêmio Nobel, recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico do governo brasileiro, foi eleita para a Academia Piauiense de Letras e para a Academia Brasileira de Ciência.

Metadado adicionado por Editora Contracorrente em 29/08/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 29/08/2024
Última alteração: 09/10/2024

Autores e Biografia

Zanello, Valeska (Autor) , Wuensch, Ana Míriam (Autor)

Áreas do selo: EducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTécnicos

Em um ambiente marcado pela massificação e pela profunda mercantilização do conhecimento, a editora Contracorrente encarna uma proposta radicalmente alternativa. Avessos às simplificações que contaminam a produção literária, buscamos conteúdo de qualidade, apostamos em novos talentos, promovemos traduções de grandes obras estrangeiras, produzimos edições bem cuidadas e valorizamos os nossos autores. Tudo isso, em rigor, é um tributo à inteligência e sofisticação de nossos leitores, cuja fiel companhia agradecemos imensamente. Rafael Valim Gustavo Marinho Camila Valim "Navegar é preciso; viver não é preciso". (Fernando Pessoa)

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.