Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Os iniciados no mistério não morrem
Axexê – Ritos mortuários no candomblé



Antropologia social, Candomblé, Rituais, Religiões de origem africana


Sinopse

A Editora Contracorrente tem o prazer de informar o lançamento do livro “Os Iniciados no Mistério Não Morrem: Axexê - Ritos mortuários no Candomblé”, do professor Fábio Batista Lima. A obra desvenda um dos eventos mais importantes do Candomblé, o Axexê, ritual mortuário de despedida da existência visível, a dissolução do corpo, responsável por romper os laços dos mortos com o mundo dos vivos e proporcionar a inserção em uma nova vida.

Considerando a morte como um fenômeno natural nas religiões de matriz africana, o ensaio acompanha a mobilização e a organização familiar, bem como as intervenções realizadas no terreiro. O autor trabalha as dimensões cosmológicas, sociológicas e políticas do axexê. E, apesar da investigação rigorosa que uma obra dessa magnitude exige, apresenta um texto de fácil compreensão, alicerçado em sua experiência pessoal religiosa e no completo domínio do tema. Uma obra que se mostra essencial em um momento de acirramento da intolerância religiosa em um país de enorme heterogeneidade religiosa.

"Fábio Lima se debruça sobre o Axexê com um texto instigante que passeia confortavelmente entre a narrativa pessoal e a investigação rigorosa, incluindo o domínio da literatura sobre a religiosidade de matriz africana e uma sólida experiência de campo. (...) uma leitura fascinante e indispensável para estudiosos e curiosos do mundo das práticas de matriz africana". - MIRIAM C. M. RABELO

Metadado adicionado por Editora Contracorrente em 11/03/2025

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 11/03/2025
Última alteração: 13/05/2025

Autores e Biografia

Lima, Fabio (Autor) - Fabio Lima é Antropólogo, Mestre em Ciências Sociais, Doutor em Estudos Étnicos e Africanos e Pós-doutor em Ciências Sociais, todos os estudos realizados na Universidade Federal da Bahia (UFB). Leciona na rede pública do Estado da Bahia e é autor de livros paradidáticos e publicações científicas: “Iansã”, “Oxum”, “Oxóssi” e o “Conto do dia 4 dezembro”, “Os candomblés da Bahia: tradição e novas tradições”, “As quartas-feiras de Xangô: Ritual e cotidiano no candomblé” e “Diáspora e Ancestralidade”, fruto de sua viagem a Nigéria, obra em que compara o culto ao orixá Xangô no país africano e no Brasil. ; Rabelo, Miriam C. M. (Prefácio)

Sumário

AGRADECIMENTOS
PREFÁCIO
Miriam C. M. Rabelo
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I - UMA BREVE REVISÃO SOBRE A LITERATURA
CAPÍTULO II - “DESATANDO OS LAÇOS”
2.1 O ori
CAPÍTULO III - ITINERÁRIO DO AXEXÊ
3.1 A cuia, o alguidar: modos de existência da ausência
3.2 Sons da performance
CAPÍTULO IV - SERES, PESSOAS E COISAS NO AXEXÊ
4.1 A rainha da noite, deusa da alegria e da despedida
4.2 O senhor da terra e das transformações
4.3 Cabaças, alguidares e ixãs: corpos que se conectam ao umbral
CAPÍTULO V - O LANÇAR DAS MOEDAS: ETNOGRAFIAS DE TRÊS EVENTOS FUNERÁRIOS
5.1 O axexê de Mãe Stella de Oxóssi
5.2 A escolha da nova ialorixá do Axé Opô Afonjá
5.3 O Axexê de Mestre Didi
5.4 O Axexê de Mãe Celina
CAPÍTULO VI - O CHÃO: “DO PÓ VIEMOS E AO PÓ RETORNAREMOS”
6.1 A esteira é a pele que habita o chão
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXO DOS DESENHOS DO CADERNO DE CAMPO
ANEXO II



Áreas do selo: EducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalReligiãoTécnicos

Em um ambiente marcado pela massificação e pela profunda mercantilização do conhecimento, a editora Contracorrente encarna uma proposta radicalmente alternativa. Avessos às simplificações que contaminam a produção literária, buscamos conteúdo de qualidade, apostamos em novos talentos, promovemos traduções de grandes obras estrangeiras, produzimos edições bem cuidadas e valorizamos os nossos autores. Tudo isso, em rigor, é um tributo à inteligência e sofisticação de nossos leitores, cuja fiel companhia agradecemos imensamente. Rafael Valim Gustavo Marinho Camila Valim "Navegar é preciso; viver não é preciso". (Fernando Pessoa)

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.