Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Ensino jurídico e(m) crise: ensaio contra a simplificação do direito



Direito, Miscelânea, Filosofia do Direito, Ensaios jurídicos, Epistemologia, Positivismo jurídico


Sinopse

A Editora Contracorrente tem a satisfação de anunciar o lançamento do livro “Ensino Jurídico e(m) Crise: Ensaio contra a simplificação do Direito”, do aclamado jurista Lenio Luiz Streck.
A obra trata da crise do ensino jurídico no Brasil que, nos termos do autor, é, antes de tudo, “uma crise do direito, que, por sua vez, é uma crise de paradigmas, assentada em uma dupla face: uma crise de modelo e uma crise de caráter epistemológico”.
O autor se vale de sua experiência como professor e jurista para desmistificar determinados modos de ensinar, interpretar e aplicar o Direito. Ele não aceita a tese de que o mundo jurídico virou terra sem lei com o vale tudo e a superficialidade das redes.
Lança também uma forte crítica à fragilidade e superficialidade dos trabalhos e teses que são desenvolvidos no campo jurídico, o que reforça o declínio da doutrina e a chamada jurisprudencialização do direito (e seus desdobramentos, como o pragmatismo e o ceticismo).
Com seu estilo inconfundível, Lenio Streck defende, em suma, que o Direito é um fenômeno complexo, cuja compreensão necessita de reflexão sobre questões fundamentais, sem a qual teremos como resultado um Direito alienado da sociedade.

Metadado adicionado por Editora Contracorrente em 26/07/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 26/07/2024
Última alteração: 29/08/2024

Autores e Biografia

Streck, Lenio Luiz (Autor) - Lenio Luiz Streck é Jurista, Professor e Advogado. Doutor em Direito, membro Catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional e da Academia Brasileira de Direito. Autor de mais de 80 obras no Brasil e no Exterior.

Sumário

PROLEGÔMENOS – À GUISA DE BATER NO QUE ESTÁ DADO – AS SUTILEZAS NA EXPLICAÇÃO DA CIÊNCIA E POR QUE NEM TUDO É TÃO EVIDENTE: AS NECESSÁRIAS RETRANCAS EPISTÊMICAS

CAPÍTULO I – O QUE É ISTO: A CRISE DO ENSINO JURÍDICO? UMA BREVE INTRODUÇÃO

CAPÍTULO II – HÁ ALGO DE NOVO NO FRONT DO ENSINO JURÍDICO?

CAPÍTULO II – A CRISE DE PARADIGMAS E O SENSO COMUM TEÓRICO DOS JURISTAS COMO HORIZONTE DE SENTIDO DA DOGMÁTICA JURÍDICA: QUANDO AS FICÇÕES DA REALIDADE SE TRANSFORMAM NA REALIDADE DAS FICÇÕES

CAPÍTULO IV – O ENSINO NA IDEOSFERA DA DOGMÁTICA JURÍDICA: DE COMO NÃO NOS DAMOS CONTA DO CRITERIALISMO QUE SE ESCONDE NO SENSO COMUM TEÓRICO

CAPÍTULO V – O ENSINO E A DOGMÁTICA OU “DE COMO AINDA SOMOS OS MESMOS...”: DOS FATOS AO DIREITO?

CAPÍTULO VI – A CARÊNCIA DE PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS PARA A ADEQUADA COMPREENSÃO DA CRISE DO DIREITO: POR QUE A DOGMÁTICA SE CONTENTA COM O QUE SOBRA

CAPÍTULO VII – ENSINO JURÍDICO E O EXEMPLO PRIVILEGIADO DOS CONCURSOS PÚBLICOS E DA PROVA DA OAB

CAPÍTULO VIII – DEVE EXISTIR VIDA INTELIGENTE PARA ALÉM DE CONCURSOS, CURSINHOS, TIKTOK E LIVROS FACILITADOS

CAPÍTULO IX – O QUE ACONTECE NAS SALAS DE AULA: DO ESBOÇO ESPECULATIVO DE “MODELOS DE PROFESSOR” AO “ESTUDANTE IDEAL”

CAPÍTULO X – À GUISA DE CONCLUSÃO: PARA QUE(M) ESCREVEMOS? A IMPORTÂNCIA DO CONSTRANGIMENTO EPISTEMOLÓGICO NO ENSINO JURÍDICO E NAS PRÁTICAS JURÍDICAS OU “POR QUE ATÉ O ENUNCIADO ‘A ÁGUA FERVE A 100 GRAUS’ DEVE SER FUNDAMENTADO”

GLOSSÁRIO MINIMAMENTE NECESSÁRIO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



Áreas do selo: EducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTécnicos

Em um ambiente marcado pela massificação e pela profunda mercantilização do conhecimento, a editora Contracorrente encarna uma proposta radicalmente alternativa. Avessos às simplificações que contaminam a produção literária, buscamos conteúdo de qualidade, apostamos em novos talentos, promovemos traduções de grandes obras estrangeiras, produzimos edições bem cuidadas e valorizamos os nossos autores. Tudo isso, em rigor, é um tributo à inteligência e sofisticação de nossos leitores, cuja fiel companhia agradecemos imensamente. Rafael Valim Gustavo Marinho Camila Valim "Navegar é preciso; viver não é preciso". (Fernando Pessoa)

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.