Precisa de ajuda?

+ 55 11 99384-2442
[email protected]

Livro Impresso

Violência e messianismo



Filosofia moderna, direito


Sinopse

A EDITORA CONTRACORRENTE tem a satisfação de anunciar a publicação da edição em língua portuguesa da obra "Violência e Messianismo", do aclamado filósofo Petar Bojanić.

Por meio de uma análise das teses de filósofos importantes do chamado Renascimento do pensamento judaico no século XX, tais como Franz Rosenzweig, Walter Benjamin e Martin Buber, a obra representa uma ruptura com a filosofia política de Kant e Hegel.

O autor faz uma reflexão sobre os conflitos no período entreguerras do século passado a partir da teoria da catástrofe, abordando a relação entre a violência e a institucionalização da paz e da justiça. Questiona-se se ações violentas podem ser empregadas para acelerar a chegada do Messias, como por exemplo a violência terrorista. Trata-se de uma contribuição fundamental para a discussão sobre terrorismo e religião e de uma leitura obrigatória todos aqueles que pretendem ampliar o entendimento sobre terrorismo e ética da guerra, filosofia e estudos de religião.

Metadado adicionado por Editora Contracorrente em 24/06/2024

Encontrou alguma informação errada?

ISBN relacionados

--


Metadados adicionados: 24/06/2024
Última alteração: 24/06/2024

Autores e Biografia

Bojanić, Petar (Autor) - Petar Bojanić é professor titular de filosofia no Instituto de Filosofia e Teoria Social da Universidade de Belgrado e diretor do Centro de Estudos Avançados da Universidade de Rijeka. Ele também é diretor do Centro de Ética, Direito e Filosofia Aplicada e presidente do Instituto de Engajamento Democrático no Sudeste Europeu em Belgrado. ; Mendes, Gilmar (Coordenador) , Abboud, Georges (Coordenador) , Rezende, Gabriel (Tradutor)

Sumário

APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO
PREFÁCIO DO TRADUTOR
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I - VIOLÊNCIA E DOENÇA: FIGURAS DO OUTRO, FIGURAS DE HEGEL
CAPÍTULO II - TRADUZIR A GUERRA NA PAZ: QUID PRO QUO
CAPÍTULO III - O AMOR DO INIMIGO
CAPÍTULO IV - A RAZÃO DA GUERRA
CAPÍTULO V - “PAZIFISTISCHER ZUG”
CAPÍTULO VI - AQUELE RETROGOSTO DE VIOLÊNCIA: DA VIOLÊNCIA CONTRA A VIOLÊNCIA
CAPÍTULO VII - SACRIFÍCIO: PALAVRA, INSTITUIÇÃO, DEVIR-INSTITUCIONAL
CAPÍTULO VIII - “VIOLÊNCIA DIVINA”, “VIOLÊNCIA RADICAL”: A REBELIÃO DE CORÉ
CAPÍTULO IX - VITÓRIA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ÍNDICE ONOMÁSTICO



Áreas do selo: EducaçãoHumanidadesInfantojuvenilLiteratura estrangeiraLiteratura nacionalTécnicos

Em um ambiente marcado pela massificação e pela profunda mercantilização do conhecimento, a editora Contracorrente encarna uma proposta radicalmente alternativa. Avessos às simplificações que contaminam a produção literária, buscamos conteúdo de qualidade, apostamos em novos talentos, promovemos traduções de grandes obras estrangeiras, produzimos edições bem cuidadas e valorizamos os nossos autores. Tudo isso, em rigor, é um tributo à inteligência e sofisticação de nossos leitores, cuja fiel companhia agradecemos imensamente. Rafael Valim Gustavo Marinho Camila Valim "Navegar é preciso; viver não é preciso". (Fernando Pessoa)

Saiba mais

Para acessar as informações desta seção, Faça o login.